Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Judoca simboliza trabalho de excelência realizado em PG


Gilmara Prudêncio é referência da modalidade na Cidade
Iniciada em 2003, na Escola Municipal José Padin Mouta (Bairro Tupi), a primeira “escolinha” pública de judô de Praia Grande tinha cerca de 50 alunos. As aulas eram comandadas pelo saudoso professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior, faixa preta, 2º Dan (graduação da modalidade). De lá para cá, muita coisa mudou. De um início modesto, para a formação atual que reúne judocas campeões paulistas, brasileiros, sul-americanos e de eventos internacionais; além da técnica da seleção brasileira sub-18, a professora Danusa Shira Bittencourt.


Uma atleta da Cidade teve a oportunidade de vivenciar esta história e atualmente, é a referência da modalidade na Cidade. Aos 20 anos, a judoca Gilmara Cristina Prudêncio (Descartari – Distribuidora de produtos descartáveis), peso leve (52 a 57 quilos), integra a seleção municipal desde 2004. Campeã regional, estadual, brasileira universitária, dos Jogos Abertos Brasileiros, dos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo, integrou a seleção brasileira sub-21 em 2013.

“Por acaso me inscrevi na escolinha que existia na EM José Padin e nunca mais parei. Aos poucos fui gostando dos treinamentos e o judô tornou-se uma paixão em minha vida”, afirmou Gilmara. “Hoje sou estudante de Educação Física e estagiária na Prefeitura de Praia Grande. Tenho muito orgulho e felicidade de ter vivido todo esse processo na Cidade, de poder competir pelo município por tantos anos”.

Disputa – Neste ano, Gilmara conseguiu o patrocínio da Descartari, uma empresa distribuidora de produtos descartáveis, com sede na cidade de Valinhos, e de 2 a 4 de maio, em Blumenau, Santa Catarina, disputa o Troféu Brasil de Judô, categoria sênior (mais de 18 anos). Ela estará acompanhada da colega de equipe Agatha Martins Silva, peso pesado (mais de 78 kg), e do técnico local Alberto Bittencourt. 

“Este patrocínio é muito importante para custear despesas em competições e motivar ainda mais minha carreira. É muito difícil conseguir o apoio da iniciativa privada para o esporte amador por isso agradeço demais o apoio da Descartari. Com esta força extra, muito trabalho e dedicação, tenho certeza que vou trazer novas conquistas para Praia Grande”;

Dados - Gilmara nasceu em Vinhedo, mas reside há mais de 12 anos no Bairro Tupi, em Praia Grande. Começou a praticar judô na escolinha da Cidade. Em 2009, chegou a integrar o Projeto Futuro/São Paulo (reunia os melhores atletas do Estado) em 2009. Em 2013, Gilmara chegou à nona medalha (bronze - única medalha da Cidade neste ano na modalidade) conquistada por Praia Grande nos Jogos Abertos do Interior e manteve-se como a recordista individual da Cidade no evento. Integrando da seleção brasileira sub-21, participou das Copas de Lignano, na Itália, e de São Petersburgo, na Rússia. Venceu o torneio da primeira divisão dos Jogos Regionais (único ouro da Cidade neste ano na modalidade), a Copa São Paulo, foi vice-campeã paulista universitária e conquistou o bronze no Paulistão Sênior.

Em 2012, Gilmara foi campeã regional, estadual do Interior, paulista e brasileira universitária; vice-campeã paulista sub-20; e conquistou o bronze no Paulistão por faixas, na Copa São Paulo, no Brasileiro Regional, nos Jogos Abertos do Interior e no Estadual sub-23. Em 2011, foi campeã dos Jogos Abertos Brasileiros, Estadual do Interior, da fase regional dos Jogos da Juventude e do Torneio José Vidal Sion/Santos; vice-campeã paulista sub-23, sub-20 e regional. Conquistou prata no judô e bronze na luta olímpica dos Jogos Abertos do Interior; terceiro lugar no 25º Troféu São João Tênis Clube/Atibaia.

Em 2010, entrou para a história do esporte de Praia Grande. No 74º Jogos Abertos do Interior, tornou-se a primeira atleta da Cidade a conquistar dois ouros numa mesma edição do certame e em duas modalidades diferentes. Ela foi campeã até 59 quilos, na luta olímpica; e no peso leve, no judô. Conquistou ainda, prata e bronze, nos torneios de judô por equipes e nague no katá (formas). Foi ainda, campeã Regional, Paulista Estudantil, do Estadual do Interior, do Torneio Virada Esportiva, da Copa Praia Grande e do Torneio Hajime Kobari; vice-campeã da Copa São Paulo, dos Jogos Regionais (em Guarujá), dos Jogos da Juventude e da Olimpíada Brasileira Escolar sub-18. 
Em 2009, sagrou-se campeã paulista por faixa. Ganhou medalhas de prata na Copa Revelação, no Campeonato Estadual e na Copa São Paulo. Chegou a integrar o Projeto Futuro/São Paulo e competir por Piracicaba. Em 2008, ganhou o Campeonato Paulista por Faixa e o Torneio Torichiro Suzuki/Registro. Obteve ainda, os vice-campeonatos da Copa Hinodê/São Bernardo do Campo e do Torneio Anual do Sport Club Corinthians Paulista. Conquistou medalhas de bronze no Torneio Periquito, promovido pela Sociedade Esportiva Palmeiras/São Paulo e na Copa Professor Hirosi Minakawa/Hebraica.

Nenhum comentário: