Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Paratletas ganham 17 medalhas na fase regional do Circuito Nacional

Desportistas da Cidade brilharam no atletismo e na natação
 
 
Quatro paratletas qualificam-se para a fase nacional do evento
As equipes de atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande (Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL e Educação – Seduc; Associação Paradesportista do Litoral Paulista – APLP; e Entidade Profissional Atlética e Social - EPAS) conquistaram 17 medalhas (dois ouros, oito pratas e sete bronzes) na primeira etapa da fase regional classificatória do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa Brasil, evento regido pelo Comitê Brasileiro (CPB). A disputa finalizada no último domingo (13), ocorreu em São Paulo, Capital.

As disputas de atletismo ocorreram na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), no Bairro Moema; enquanto as provas de natação acontecem no Sport Club Corinthians Paulista. Além das medalhas, quatro paratletas da Cidade fizeram os índices para disputar a etapa nacional do evento (que tem a primeira etapa realizada em agosto, também em São Paulo).

Foram eles, no atletismo, Heitor Mariano dos Santos, categoria T53 (poliomielite, lesão medular e amputação), prova dos 800 metros rasos; na natação, Reginaldo Prado de Souza, categoria S12 (deficiência visual), nos 200 medley e 400 livres; Letícia Catarino Ribeiro, S9 (membro inferior não funcional/amputação simples acima do joelho), nos 100 peito; e Vinicius Felipe Sieiro Lopez Ramirez, S7 (paralisia lateral), nos 50 livres.

Medalhas – Vale frisar que o grupo local de atletismo tem como responsáveis Daniela Eiko Itani, Flávio Barbosa, Rodrigo Augusto Rosa e Maria Lúcia de Jesus. O time de natação tem na coordenação Silvia Schich Rodrigues. Confira os medalhistas da Cidade na primeira etapa da fase regional classificatória do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa Brasil:

Ouro (2)
Heitor Mariano dos Santos – atletismo - T53 – 400 e 800 metros rasos

Prata (8)
(2) Leandro Dias de Souza – atletismo – F37 – disco e arremesso de peso
(2) Gottlieb Ricardo Gonser – atletismo – T12 – 100 e 200 metros rasos
Elenice do Nascimento Santos – atletismo – F37 – lançamento do disco
Letícia Catarino Ribeiro – natação - S9 – 100 peito
Reginaldo Prado de Souza – natação – S12 – 400 livres
Vinicius Felipe Sieiro Lopez Ramirez – natação – S7 – 50 livres

Bronze (7)
(2) Elenice – atletismo – F37 – peso e lançamento do dardo
(2) Reginaldo – natação – S12 – 50 livres e 100 costas
Leandro – atletismo – F37 – dardo
Letícia – natação - S9 – 200 medley
Vinicius – natação – S7 – 100 livres

Dados - Vale frisar que na fase regional da competição regida CPB, os primeiros colocados em cada prova e sexo garantem vagas para participarem da etapa nacional (que tem a primeira etapa realizada em agosto, também em São Paulo). O Circuito Loterias Caixa Brasil ParaOlímpico objetiva estimular o desenvolvimento do esporte para deficientes físicos, visuais e mentais.

Os melhores atletas do certame (os três primeiros colocados do ranking final nacional, em cada modalidade e sexo) se credenciam para a Bolsa Atleta - programa de incentivo fiscal mantido pelo Ministério do Esporte. O CPB garante aos participantes hospedagem, alimentação e transporte interno. Há controle de doping em todas as etapas do torneio, com sorteio aleatório dos atletas escolhidos.

Retrospecto – Em 2013, as equipes de atletismo e natação PcD de Praia Grande conquistaram 17 medalhas (cinco ouros, cinco pratas e sete bronzes) na três etapas realizadas da fase nacional do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa Brasil. O grande destaque municipal foi o nadador Luiz Henrique Sieiro Lopes Ramirez, classe S14 (deficiência intelectual).

Além de vencer cinco provas, ele estabeleceu o novo recorde brasileiro dos 200 metros medley, com 2min34seg32. No atletismo, Heitor Mariano dos Santos, T53 (poliomielite, lesão medular e amputação), foi vice-campeão nos 800 metros rasos e obteve medalha de bronze nos 400 metros rasos. 

Nenhum comentário: