Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Mais um talento revelado no atletismo de PG muda de equipe

Rodrigo Valério é contratado pelo Brasil Futebol Clube, de Santos
 
 
A pista de atletismo de Praia Grande (bairro Sítio do Campo) foi construída em 2007. Desde então, concursos públicos específicos para professores da modalidade e investimento no esporte de competição têm sido feitos. Com base neste trabalho, a Cidade tem revelado talentos para o esporte Nacional. A Administração Pública investe na formação e desenvolvimento dos atletas.

Contudo, quando estes competidores estão em um nível técnico adequado para representar a Cidade nos Jogos Regionais e Abertos do Interior (principais competições estaduais), outros municípios os contratam, seja por uma temporada ou longo prazo. Dessa vez, foi o corredor fundista (800 e 1.500 metros rasos) campeão paulista, brasileiro e sul-americano Rodrigo Valério da Silva, 17 anos, que foi “levado” pela equipe do Brasil Futebol Clube/Fundação Pró-Esporte de Santos (FUPES).

“Infelizmente, este é o maior desafio que o esporte praia-grandense está vivendo. Precisamos arrumar um jeito de segurar nossos atletas”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer Hugo Ribeiro. “Atualmente, já contamos com suportes como o cartão transporte, bolsa de estudos e pagamento de taxas às federações. Precisamos obter dotação orçamentária para o programa Bolsa Atleta”.

Vizinha - Ainda neste ano, a paraciclista campeã paulista e da Copa do Brasil, Márcia Ribeiro Gonçalves Fanhani, categoria tandem (deficiência visual – bicicleta tem dois assentos e os competidores devem pedalar em sincronia, na frente vai o não deficiente e atrás o paratleta), também foi contratada pela vizinha Santos, pela equipe Memorial. Além dela, outros atletas de esportes coletivos (como o futsal e o handebol, por exemplo) de Praia Grande foram para Santos.

Em 2012, outra revelação da Cidade, a campeã paulista e dos Jogos da Juventude; e vice-campeã brasileira do lançamento do martelo Larissa Serafim Ribeiro Câmara, então com 18 anos, foi contratada por Santos. O mesmo ocorreu com o vice-campeão brasileiro do lançamento do disco, Felipe Simões de Barros, 16 anos.

“Todo este esforço da Administração, desde 2005, quando a Cidade começou a montar uma infra-estrutura esportiva pública deu frutos. Hoje, Praia Grande é uma referência no cenário estadual e nacional. Por isso é que creio que a Bolsa Atleta pode segurar essas revelações no Município por um tempo maior. Para que, pelo menos, estes meninos e meninas possam competir com a camisa da Cidade”, concluiu Hugo.

Nenhum comentário: