Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Navega SP de PG veleja na Regata Marinha do Brasil Equipe da Cidade compete em Santos

Alexandra Giulietti
Equipe da Cidade compete em Santos
A equipe do Programa Navega São Paulo de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) participa sábado (4), a partir das 9 horas, na Baía de Santos, da Regata Marinha do Brasil, organizada pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), Capitania dos Portos de São Paulo, Clube Internacional de Regatas e Iate Clube de Santos.

A turma de Praia Grande compete com barcos monotipos (construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais). As navegações se dividem nas classes Laser, Finn, HC16, Dingue, Snipe e Holder.

O time praiagrandense disputa também a classe escaler (embarcação a remo e a vela, barco tradicional usado para a formação marinheira, cerimoniais e aprendizado na Escola Naval da Marinha do Brasil). O grupo local recebe comando técnico dos professores Silvio Bello e Rodrigo Borges.

Livro – Paralelamente aos treinos e competições, o coordenador do programa Navega São Paulo de Praia Grande, professor Silvio Bello está escrevendo um livro sobre a Expedição Bandeirante, navegação à vela e remo, dos Rios Tietê e Paraná. Idealizador da experiência, para realizar o projeto ele contou com o apoio da Marinha do Brasil, Associação Turma do Remo e Naman (Associação dos pais e atletas do Navega de Praia Grande).

“Vivemos uma experiência única através do interior do Estado. Foram 17 dias navegando e absorvendo informações”, afirmou Bello. “Estou muito feliz por ter vivido esse momento e não poderia deixar de registrá-lo. Faz parte da minha vida e da história pioneira dos esportes náuticos de Praia Grande. Tenho muitas anotações, fotos e estou organizando tudo de forma que fique agradável ao leitor. Ter pressa não é importante nesta etapa”.

A expedição Bandeirante pelo Rio Tietê teve início no dia 6 de abril, na cidade de Porto Feliz. No dia 22, em Presidente Epitácio, no Rio Paraná, encerrou o percurso de 980 quilômetros. Um total de 15 municípios foram visitados. Reproduziu-se o trajeto velejado pelos históricos Bandeirantes que desbravaram os sertões, ajudando a divulgar a importância econômica e estratégica da hidrovia Tietê-Paraná.

Aulas – As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário: