Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Jogos Abertos têm novas sede e data de realização

Competição ocorre em novembro na cidade de São Bernardo
Marcado para iniciar em 26 de outubro, na cidade de Ribeirão Preto, os 79º Jogos Abertos do Interior (JAI) Horácio Baby Barioni sofreram radical mudança. Na última sexta-feira (18), a Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos que representa na Região, a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) informou que a disputa será realizada em São Bernardo do Campo, de 16 a 28 de novembro.

“Há 40 dias da realização dos Jogos serem realizados chegou essa informação”, destacou o chefe da delegação de Praia Grande Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão. “Durante a disputa dos Jogos Regionais já ouvíamos rumores neste sentido. Parece que uma decisão judicial proibiu as escolas de Ribeirão Preto de servirem como alojamento para atletas, visando não prejudicar o período de aulas”. 

Nos Jogos Abertos deste ano, pela primeira vez, a delegação de Praia Grande disputa a primeira divisão. A classificação foi obtida nos Jogos Regionais quando o grupo municipal terminou em quinto lugar. A primeira divisão reúne os quatro municípios melhores colocados na classificação geral dos Jogos Abertos de 2014; os dois melhores da segunda divisão dos JAI de 2014; a cidade campeã geral de cada uma das oito regiões esportivas dos Jogos Regionais de 2015; e o município-sede dos Jogos Abertos do ano vigente.

Assim, Praia Grande já está entre as 15 melhores do evento, ou seja, é um dos 15 principais municípios esportivos do Estado de São Paulo. Na primeira divisão, a turma de Praia Grande (hipotética campeã da 1º Região, pois as quatro primeiras já estavam qualificadas) enfrenta os selecionados de São José dos Campos, Piracicaba, Mogi das Cruzes e Santos (quatro primeiros colocados de 2014), São Caetano do Sul e Osasco (campeão e vice-campeão da segunda divisão de 2014); São Bernardo (cidade-sede), Jundiaí (8ª Região), Marília (7ª Região), São José do Rio Preto (6ª Região), Franca (5ª Região), Rio Claro (4ª Região), Botucatu (3ª Região) e Jacareí (2ª Região). 

Disputam-se torneios de atletismo e natação para portadores de deficiência física (PcD); atletismo, basquete, biribol, bocha, boxe, capoeira, caratê, ciclismo, damas, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva, futebol, futsal, handebol, judô, kickboxing, luta olímpica, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. 

Retrospecto - Competindo na segunda divisão dos Jogos Abertos de 2014, em Bauru, a delegação de Praia Grande obteve a melhor posição da história: o 10º lugar, com 40 pontos e 64 medalhas (21 ouros, 29 pratas e 14 bronzes). O grupo estabeleceu novo recorde municipal no número total de medalhas e também, no número de primeiros lugares conquistados.

Nenhum comentário: