Páginas

sábado, 8 de fevereiro de 2014

PG participa de seis Copas do Estado

Eventos são regidos pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado
 
 
Neste ano, seis equipes de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer - Seel) disputam as
Copas organizadas pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). Já está confirmada a presença dos times municipais de basquete, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva (GRD), handebol e vôlei.

A partir de 18 de março, ocorrem as primeiras partidas da 4ª Copa Estadual de Basquete e 15º de Handebol. De 20 a 31 do mesmo mês, iniciam-se os jogos da 1º de Vôlei. De 1º a 10 de junho, começa a 43ª edição do Torneio de Futebol. De 28 a 31 de agosto, acontecem as disputas da 1ª Copa Estadual de Ginástica (Artística e Rítmica). Com exceção da GRD, que é apenas disputada na feminina, todas as demais modalidades têm torneios masculino e feminino.

Basquete, Handebol e Vôlei - As Copas de Basquete, Handebol e Vôlei têm sistema similar ao dos Jogos Abertos da Juventude. Primeiro, ocorre a fase sub-regional, onde as equipes da Baixada Santista jogam entre si, em turno único. Segundo, vem a fase regional, na qual as disputas envolvem cidades do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. Por fim, chega-se à fase estadual, determinando-se o grande campeão do evento. Vale ressaltar que a idade dos atletas varia de 13 a 16 anos.

Futebol – O Campeonato Estadual de Futebol Amador também envolve as quatro fases citadas anteriormente. Podem participar instituições de ensino (municipal, estadual e particular), entidades religiosas, estabelecimentos comerciais (indústrias e serviços) e clubes esportivos. O evento tem quatro categorias: sub-11 (fraldinha), sub-13 (dentinho), sub-15 (dente de leite) e sub-17 (dentão).

Ginástica – O evento é disputado apenas em final estadual direta. Ou seja, todas as equipes participantes vão direto para a decisão estadual. Possui as categorias infantil (8 a 12 anos) e livre (13 a 16) na ginástica artística; pré-infantil (até 10), infantil (11 e 12), juvenil (13 e 14) e adulto (mais de 15) na GRD.

Retrospecto – Em 2013, no 42º Campeonato Estadual de Futebol Amador, a equipe masculina sub-17 ficou em segundo lugar na etapa regional. Em 2012, a turma sub-14 (dente de leite), ficou entre os 12 melhores, sendo eliminada na segunda fase da final estadual. Nesta etapa, o time local empatou, em 0 a 0, com São José do Rio Preto e perdeu, por 1 a 0, para Guariba. Na primeira, derrotou, por 2 a 0, o Ribeirão Preto e Itaporanga. Na etapa regional, ganhou, por 6 a 2, de Juquiá e por 4 a 0, de Peruíbe. Na sub-regional, venceu, por 2 a 0, Cubatão e por 1 a 0, a São Vicente; empatou, em 1 a 1, com os Meninos da Vila, de Santos; e em 2 a 2, com Guarujá.

Na Copa de Handebol, 2013, os rapazes da Cidade conquistaram o inédito título. Também pela primeira vez, as meninas locais ganharam a medalha de bronze. Em 2012, na final estadual em Valinhos, os rapazes de Praia Grande obtiveram o quinto lugar. Em 2009, em Araçatuba, o time local derrotou Pindamonhangaba (30 a 25), mas perdeu para Ribeirão Preto (28 a 24); sendo assim, eliminado da competição na fase de grupos. Em 2007, na final estadual em Americana, o grupo local feminino obteve o quarto lugar.

Nenhum comentário: