Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Judoca de PG retorna da Europa após treino com a seleção brasileira

Tawany Gianelo, integrante da sub-21, chega à Cidade no sábado (15)
 
 
Atleta local treinou com os melhores do mundo
Neste sábado (15), a judoca de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) Tawany Gianelo da Silva, 18 anos (Litoral Plaza Shopping, Escola Técnica Fortec, Escola de Idiomas Wizard Praia Grande) retorna de Paris, na França. Ela faz parte da seleção brasileira júnior (sub-21) que ficou 15 dias treinando no país europeu.

A judoca praia-grandense, que compete no peso ligeiro (44 a 48 quilos), e outros 19 atletas do Brasil treinaram no Centro Olímpico INSEP (Instituto Nacional de Esporte e Educação Física de Paris), com seleções adultas de vários locais do mundo como Holanda e Rússia. Vale frisar que este é o segundo ano (2013 e 2014) da jovem local na seleção verde e amarela.

“É uma oportunidade de estar com a nata do judô mundial, vendo a evolução das técnicas e aprimorando o condicionamento físico”, afirmou Tawany. “Todos os atletas da categoria júnior almejam chegar na seleção adulta e representar o Brasil em Mundiais e Olimpíadas. Esse tipo de intercâmbio torna-se fundamental para realizar este sonho. Além do mais, Paris é linda”.

Dados – Na última temporada, no Circuito Europeu sub-21, Tawany foi campeã das Copas de Bremen e Berlim, na Alemanha, e Liberec, na República Tcheca; vice-campeã nas Copas de Coimbra, em Portugal, e Lignano, na Itália; bronze na Copa de São Petersburgo, na Rússia. Foi campeã Pan-Americana, na Argentina. Na cidade de Ljubjana, na Eslovênia, Tawany disputou o Campeonato Mundial sub-21. Na fase oitavas de final da competição, chave D, ela foi derrotada, com um wazari, por Alex Hyatt (Estados Unidos). Em nível nacional, conquistou o título brasileiro e o vice-campeonato dos Jogos Regionais (torneio adulto).

Ao longo da carreira, Tawany é campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapas do circuito europeu, mundial sub-17; e ainda, paulista, brasileira e sul-americana escolar; e de diversos Torneios Regionais e Estaduais.

Com o currículo completo, a atleta de Praia Grande entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos). A jovem revelação nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. É filha de Tatiana Mabel e Cristiano Dantas. Começou a praticar judô na escolinha da Prefeitura Municipal, através do Programa SuperEscola. Torcedora do São Paulo Futebol Clube, é fã da judoca campeã pan-americana de 2007, Danielle Zangrando.

Nenhum comentário: