Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PG recebe 3ª edição da Ultra Runner 100 KM

Secretaria de Esportes e Lazer (SeJel) confirmou a realização da prova em abril
 
 
XAFTEC
Prova conta com grande estrutura
A Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) de Praia Grande confirmou que o Município receberá, neste ano, a terceira edição da prova Ultra Runner 100 km. A ultramaratona ainda contará com a modalidade 50 quilômetros masculino e feminino para maratonistas aspirantes a ultras. A competição está agendada para o dia 27 de abril, na Pista Municipal de Atletismo, no Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, que fica na Rua José Bonifácio, Bairro Sítio do Campo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do endereço eletrônico www.ultrarunnereventos.net.

Segundo o diretor de provas, do Ultra Runner Eventos, Sérgio Nogueira Junior, a Prefeitura de Praia Grande é pioneira em incentivar a modalidade, que cada vez mais ganha adeptos. “Apoiando o esporte de alto rendimento, a Administração faz com que atletas de todo o Brasil prestigiem a Cidade e a pista municipal, que poucos locais do mundo possuem”, destacou.

As disputas são individuais. A competição garante premiação a todos os participantes. Os atletas que a completarem recebem medalhas alusivas ao evento. Os três primeiros colocados nas categorias solo, dupla e quarteto ganham troféus e medalhas diferentes.

Título – Em 2012, o integrante da equipe de Praia Grande, Sinval Moreira Aguiar, venceu a prova de 50 quilômetros na 2ª edição da corrida. O atleta completou a distância em pouco mais de quatro horas. No feminino, também nos 50 km, a praiagrandense Mariza Rodrigues da Silva garantiu medalha de bronze.

No ano passado, participaram da competição mais de 180 atletas, do Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Brasília, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. Aos competidores foi ofertado atendimento médico. A organização ainda disponibilizou alimentação variada: macarrão, purê de batatas, frutas, bolachas, água, isotônico e refrigerante de cola.

Pista Municipal - Construída em 2007, o equipamento trouxe diversos atletas da seleção brasileira de atletismo ao Município. Em 2008, o local recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). É a sexta pista do Brasil com esta qualificação. Existem apenas três, com nível classe 1.

O certificado classe 2, expedido pela entidade mundial, possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais. Além disso, os recordes estabelecidos na pista serão oficialmente homologados. Na classe 1 estão pistas onde se realizam competições olímpicas e pan-americanas. São locais com iluminação noturna e arquibancada fixa para o público. Atualmente, apenas 50 pistas no mundo têm essa qualificação.

Nenhum comentário: