Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Futebol de PG tem ano de investimento

Prefeitura revitaliza Campos municipais e abre escolinhas na Cidade
 
 
XAFTEC
Modalidade tem ano de reformulação
O futebol de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel e Liga Municipal – LFAPG) teve um ano de investimento. A Prefeitura, em parceria com os agremiações locais, revitalizou os Campos da Cidade (construção de vestiários, colocação de alambrados, melhorias dos gramados e da parte elétrica) e abriu cinco pólos de iniciação, escolinhas de futebol amador.

Os locais reúnem jovens de 10 a 20 anos, de segundas-feiras a sábados, das 9 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas. As aulas são ministradas nos Campos do Esporte Clube Centro Social de Ação Comunitária-Cesac (Rua Cíntia Giufrida, s/nº, Bairro Canto do Forte) e do Esporte Clube Oriental (Avenida Paris, 1.500, Bairro do Forte), com o professor Éber Luiz da Costa, o Lelê; que tem apoio dos professores Edson Silva, o Dodô; e Adriano Bezerra, o Bezê.

Nos Campos do Unidos Futebol Clube (Rua Orivaldo Augusto Oliveira, 26.466, Bairro Tupi) e o anexo ao Ginásio Magic Paula (esquina da Rua do Trabalhador com a Rua Leila Maria de Barros Monteiro, Bairro Antártica), com o professor Severino Adelino dos Santos Filho, o tikinho. E no Campo do Esporte Clube Cristal (Avenida das Castanheiras, 266, Bairro Samambaia), com o professor Marcos César Rocha. Todo o trabalho é supervisionado pelo coordenador de futebol da Sejel Cláudio Camarão.

Competições – Nos 56º Jogos Regionais, a seleção masculina sub-21 terminou em quinto lugar. Na primeira fase, chave A, o grupo local venceu, por 1 a 0, o time de Carapicuíba; e perdeu, por 1 a 0, para a seleção de Osasco. Na segunda (seis melhores), a turma da Cidade foi derrotada, por 6 a 0, pela seleção santista. A equipe feminina, idade livre, ficou na sétima posição.

Na primeira etapa, chave B, o grupo municipal perdeu, por 7 a 1, para Cotia; por 10 a 0, para a equipe de São Bernardo do Campo; e por 8 a 0, para a turma de Osasco. Nos Jogos da Juventude, etapa sub-regional (envolve apenas cidades da Baixada Santista), os meninos da categoria sub-18 venceram Cubatão, por 2 a 1; empataram com São Vicente e Guarujá, por 1 a 1; e perderam para Santos, por 7 a 0.

No 41º Campeonato Estadual de Futebol Amador, categoria masculina sub-14 (dente de leite), o grupo municipal ficou entre os 12 melhores, sendo eliminado na segunda fase. Nesta etapa, o time da Cidade empatou, em 0 a 0, com o Botafogo de São José do Rio Preto e perdeu, por 1 a 0, para Guariba. Na primeira, derrotou, por 2 a 0, o Botafogo de Ribeirão Preto e Itaporanga. Na etapa regional, ganhou, por 6 a 2, de Juquiá e por 4 a 0, de Peruíbe. Na sub-regional, venceu, por 2 a 0, Cubatão e por 1 a 0, a São Vicente; empatou, em 1 a 1, com os Meninos da Vila, de Santos; e em 2 a 2, com Guarujá.

O grupo sub-16 (categoria dentão) da Cidade parou na regional ao perder, por 2 a 0, para Mongaguá. Antes, havia vencido Cajati, por 1 a 0. Na sub-regional, derrotou, por 2 a 0, os times da Prefeitura de Guarujá e Cubatão; por 1 a 0, o dos Meninos da Vila/Santos; e empatarou em 1 a 1, com o de São Vicente. Eliminada na fase sub-regional, a turma praia grandense sub-12 (dentinho), empatou, em 0 a 0, com Cubatão; perdeu, por 6 a 2, para Guarujá; por 4 a 0, para São Vicente; e por 6 a 0, para o Centro de Treinamento Pagão/Santos.

Retrospecto – Em 2011, nos 55º Jogos Regionais, o time de futebol feminino foi sétimo colocado e o masculino oitavo. Nos Jogos da Juventude, a turma local foi terceira colocada na etapa sub-regional. Em 2010, as seleções de futebol amador de Praia Grande tiveram os melhores resultados da história. Nos Jogos Regionais, a equipe masculina terminou na inédita quarta colocação, o que lhe garantiu classificação para os Jogos Abertos.

Nos Abertos, pela primeira vez, a seleção local pontuou, ao terminar a competição em sexto lugar. Nos Jogos da Juventude, o time sub-18 da Cidade sagrou-se vice-campeão da etapa sub-regional. Na 26ª Copa Estadual São Paulo, promovida pela Associação Paulista de Futebol Amador (APFA), Praia Grande conquistou dois vice-campeonatos: nas categorias sub-15 e sub-17.

Em 2009, os meninos da Cidade sagraram-se campeões das fases regionais dos Jogos da Juventude (na final estadual, o time local foi eliminado na primeira fase), do Campeonato Estadual (sub-16) e do Torneio Internacional (adulto); sexto colocado nos Jogos Regionais (sub-21) e quadrifinalista da Copa São Paulo (sub-15). Já a equipe feminina sub-21, ficou com o vice-campeonato da Copa Futebol Mulher e o quarto lugar dos Jogos Regionais (1ª divisão). Em 2008, nos Jogos Regionais, o time masculino terminou em nono lugar. Nos Jogos da Juventude, ficou em quarto lugar na sub-regional.

Nenhum comentário: