Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pelo segundo ano, Renata dos Anjos é destaque na canoagem

Atleta da Cidade brilha em eventos estaduais e nacionais
 
 XAFTEC
Atleta foi campeã paulista e vice no brasileiro deste ano
Assim como 2011, nesta temporada, a canoísta Renata dos Anjos de Jesus, 16 anos, foi o destaque da equipe de canoagem do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc; Associação Turma do Remo). Ela teve resultados consistentes ao longo de 2012 e começa a registrar o nome na história do esporte local.

Neste ano, na classe 2 (intermediária), sênior (15 a 24 anos), Renata sagrou-se campeã regional de canoagem velocidade (distância de 1.000 metros); paulista de oceânica (mar aberto) e maratona (prova de 11 km); da Copa do Brasil de oceânica; e ainda foi vice-campeã brasileira de oceânica. No Rio de Janeiro, participou da seletiva nacional para o Campeonato Pan-Americano de Velocidade.

História – A jovem canoísta teve infância difícil. Para ajudar a mãe, ao lado do irmão mais velho, ela catava papelão e latas de alumínio nas ruas. Chegou a passar fome, além de inúmeras dificuldades sociais. Aos 9 anos, sua vida mudou, quando o irmão a colocou no Programa de erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), unidade Bairro Melvi, promovido pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) de Praia Grande.

Residente no Bairro Nova Mirim, Renata começou a participar do Programa Navega SP de Praia Grande há seis anos, após tê-lo visto em reportagens televisivas. Com os resultados obtidos em 2011, a canoísta praia grandense passou a receber a Bolsa-Atleta concedida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em 2011, ela conquistou medalhas de ouro nos Campeonatos Paulista e Brasileiro; e na Copa Brasil de Canoagem Oceânica. Conquistou muitas medalhas nas Regatas da Escola Naval e da Marinha do Brasil; e em etapas do Circuito Biatlo Atletas Solidários. Faturou medalha de prata nos Jogos Abertos do Interior de 2010, quando a competição foi realizada em Santos.

Também competiu na vela em 2011, na classe dingue (barcos monotipos que foram construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais). No Campeonato Brasileiro, ao lado de Karina Rochinha assegurou a quinta colocação. Foi medalha de prata na Regata de Abertura do Circuito Paulista, ao lado de Thaís Soares. Esta mesma dupla venceu a Regata de Aniversário de 465 anos da Cidade de Santos.

Nenhum comentário: