Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Judoca de PG luta na Copa de Portugal

Atleta da Cidade integra seleção brasileira
A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc), Tawany Gianelo da Silva, de apenas 15 anos, peso superligeiro (até 40 quilos), lutou na Copa Européia de Coimbra, em Portugal, no domingo (27). Integrando a seleção brasileira juvenil (até 17 anos), ela fez duas lutas no certame.

Competindo numa categoria mais pesada (até 44 kg) do que a dela, a judoca praiagrandense perdeu na primeira luta para a espanhola Cristina Casas. Na repescagem, Tawany foi superada pela brasileira Nathália Mercadante. O título da categoria ficou com outra atleta tupiniquim, Agueda Silva, que na decisão derrotou a companheira de seleção Bianca Gonçalves.

“A experiência de lutar com atletas mais pesadas foi muito importante para a Tawany. Com certeza ela está trazendo uma bagagem significativa para a sequência da carreira”, destacou o professor Carlos Leonardo Borges. “Esta menina tem um futuro promissor na carreira. Possui potencial para disputar uma Olimpíada”.

Título – Competindo no peso dela (até 40 kg), Tawany fez história ao sagrar-se campeã do Torneio Internacional de Thuringia, na Alemanha, no último dia 19. E mais, foi a única brasileira que ganhou medalha de ouro nesta competição. Na decisão, Tawany derrotou a alemã Janina Tessman, por ippon (golpe perfeito da modalidade). No total, a judoca local fez quatro lutas e venceu três delas por ippon.

Seleção – Tawany passou a integrar o time nacional após vencer a seletiva nacional, realizada pela Confederação Brasileira (CBJ). O objetivo da seletiva foi classificar quatro atletas por peso; prepará-las com treinamentos e competições, para em julho, na seletiva final realizada pela CBJ, definir as representantes do Brasil nos Campeonatos Mundial e Pan-americano. Neste mês ainda, a judoca fez avaliações médica e física, no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), na Capital.

Títulos – Na carreira, Tawany tem como principais resultados, o bicampeonato da Olimpíada Brasileira Escolar sub-15, o tricampeonato paulista estudantil sub-18, bicampeonato paulista juvenil, campeã sul-americana e do 15º Jogos Escolares Sul-Americanos, do Campeonato Sul-Brasileiro. Foi também, vice-campeã brasileira juvenil. Garantiu medalha de bronze na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude sub-18, os Joguinhos.

Treinos – Aequipe de judô da Cidade nasceu de parceria entre as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação (Seduc). Os grupos, masculino e feminino, de Praia Grande treinam de segunda a sexta-feira, das 15 às 22 horas, no Ginásio Sejel (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi).

Nenhum comentário: