Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

CBFS efetua mudanças nas regras do futsal

Agora vale no Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol de Salão oficializou, desde janeiro, as alterações que a FIFA determinou para o futsal. A entidade internacional fez as mesmas em setembro do ano passado, mas a aplicação destas, no nosso país, aguardou o pronunciamento da CBFS.

As principais mudanças são nas regras 07 (duração da partida), 12 (faltas e incorreções) e 16 (arremesso de meta). Um período de jogo só acabará com o apito do árbitro, e não com o sinal sonoro do cronômetro: se for dado um chute (ou uma cabeceada) a gol e o relógio zerar, será necessário esperar a sua conclusão. Além disso, o goleiro só poderá receber a bola uma vez em sua metade de quadra; um novo toque somente será permitido na meia-quadra de ataque ou se a bola tocar em algum adversário. E, ao executar um arremesso de meta, o goleiro não poderá receber a bola de volta, mesmo na quadra de ataque, exceto se ela tocar num jogador da outra equipe.


Há outras mudanças interessantes. O pedido de tempo será por placa, e não mais por solicitação verbal. A cobrança de lateral será permitida até 25 centímetros atrás da linha. Não poderá ser feito gol por chute direto quando houver bola de saída (começo de jogo, de período ou após um gol). Por fim, o número mínimo de atletas para começar uma partida é de três, e não mais cinco.


Entre 28 e 30 de janeiro, a CBFS promoveu o XII Congresso Nacional de Arbitragem, na cidade de Florianópolis (SC). As alterações foram informadas e discutidas; dúvidas foram tiradas, assim como os árbitros receberam orientações de como proceder com as novas regras. As federações estaduais e as ligas municipais estão programando reciclagem com os seus oficiais para este mês de fevereiro.


Vejam as alterações em cada regra:


Regra 01 - quadra de jogo


Agora haverá área técnica. Apenas nela será permitida ao técnico dar instruções durante o jogo. Esta área terá o comprimento de seis metros, contando os cinco metros da zona de substituição mais um metro em direção à linha de fundo.


Regra 03 - número de jogadores


Para uma partida ser iniciada, as equipes deverão possuir, no mínimo, três jogadores, e não mais cinco. Durante o jogo, se uma das equipes ficar reduzida a menos de três jogadores, a partida será encerrada.


Substituições não poderão ser feitas durante o tempo técnico.


Na situação de dois jogadores expulsos ao mesmo tempo, sendo um de cada equipe: se outro jogador for expulso e sua equipe, posteriormente, sofrer um gol, poderá repor só um jogador imediatamente, referente ao tempo do primeiro vermelho; as outras reposições deverão aguardar os dois minutos de cada expulsão.


Regra 04 - equipamento


Os árbitros poderão usar calça comprida (de cor branca, assim como o tênis) em dias de baixa temperatura.


Não será mais permitido tornozeleiras por fora dos meiões, mesmo que sejam da mesma cor destes.


Regra 06 - cronometrista e anotador


O anotador entregará, no início de cada período, uma placa para o pedido de tempo técnico, assim como, nas expulsões, entregará uma ficha constando o tempo em que o substituto poderá entrar em quadra.


Regra 07 - duração da partida


O período ou a partida só acabará quando o árbitro determinar, ou seja, com o apito do mesmo, e não mais com o sinal sonoro do cronômetro ou do cronometrista. Se for dado um chute (ou cabeceada) a gol e o cronômetro zerar, a sua conclusão deverá ser aguardada.


Nesse caso, o árbitro encerrará o período ou partida quando a bola: entrar diretamente no gol; tocar no goleiro ou trave e entrar no gol; ir para fora; tocar em algum jogador de linha; bater na trave e voltar para a quadra; ou o goleiro defendê-la.


Se for marcado pênalti ou tiro sem barreira (sexta falta) no zerar do cronômetro ou na trajetória do último chute, deverá ser executada a cobrança e só depois encerrado o jogo ou tempo. Mesmo com o cronômetro zerado, será repetida a cobrança, em caso de irregularidade que obrigue a repetição.


A solicitação de tempo técnico será feito com o treinador ou membro da comissão técnica apresentando a placa do pedido ao anotador ou cronometrista. Não haverá mais pedido verbal para os mesários ou árbitros.


Durante o tempo técnico, os jogadores reservas e os membros da comissão não poderão entrar na quadra.


O técnico, ao orientar os atletas durante o jogo, não poderá ficar a menos de cinco metros da mesa de arbitragem, nem poderá ultrapassar, em direção à linha de fundo, o espaço à ele destinado, respeitando a área técnica.


Regra 08 - bola de saída

Não valerá mais o gol em chute direto da bola de saída (início de jogo, período ou após um gol adversário). A bola deverá ser tocada por outro jogador antes ou tocar em um adversário. Se entrar direto, será dado arremesso de meta.


Regra 12 - faltas e incorreções


Se o goleiro tocar a bola com os pés em sua meia-quadra de defesa, assim como cobrar um lateral em seu lado, não poderá receber de volta do companheiro de forma intencional, sem que ela tenha sido jogada ou tocada por um adversário. Se isso ocorrer, será marcado tiro livre indireto. Na meia-quadra de ataque, o toque é livre.


Mesmo que a bola passe a metade da quadra ou o goleiro passe a linha da meia-quadra sem tocar a bola e volte, o segundo toque não será permitido.


A contagem dos quatro segundos para o primeiro toque, na quadra defensiva, continua.


Se o goleiro receber a bola na defesa e ir para o ataque, não poderá voltar para sua meia-quadra defensiva, sofrendo tiro livre indireto. Mas, se receber a bola no ataque, poderá voltar para a quadra de defesa, respeitando os quatro segundos na mesma.


Regra 13 - tiro livre


Um tiro livre sem barreira só poderá ser cobrado diretamente para o gol, sem poder passar para um companheiro.


Regra 14 - pênalti


Ao correr para a cobrança, o jogador poderá fazer fintas mas não pode dar a chamada "paradinha".


Na cobrança, a bola pode ser passada para um companheiro, desde que o passe seja para frente.


Regra 15 - lateral


Na cobrança de lateral, a bola deverá ser colocada no chão sobre a linha lateral ou, no máximo, 25 centímetros atrás dela, podendo estar imóvel ou movimentando-se lentamente.


Se o goleiro cobrar o lateral na sua meia-quadra de defesa, será contado como um toque, não podendo receber a bola novamente - exceto se a bola tocar num adversário. Se cobrar no ataque, não será contado o toque.


Regra 16 - arremesso de meta


Ao repor a bola em jogo com arremesso de meta, o goleiro não poderá recebê-la em qualquer parte da quadra, seja defesa ou ataque, sem que a bola tenha sido tocada ou jogada pelo adversário. Se receber, será dado tiro livre indireto.


A recomendação, para que o árbitro contabilize o toque, será ficar com o dedo em riste na diagonal para baixo, após o arremesso de meta, até que haja toque do adversário.


Regra 17 - escanteio


Em caso de reversão, será concedido um arremesso de meta ao adversário.


Anexo da cobrança de pênaltis

Quando ocorrer desempate por cobrança de pênaltis, as equipes continuam a ter que igualar o número de jogadores. Porém, os goleiros poderão ser excluídos dessa contagem, desde que eles sejam usados apenas como goleiros e não como cobradores.

Nenhum comentário: