Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Há 12 anos promovendo a cidadania por meio do esporte (Unilever volei)

O Programa Esporte Cidadão Unilever, a ação de responsabilidade social mais antiga que a Unilever mantém no Brasil, completou 12 anos de existência em 2009 com muito orgulho de suas conquistas.
O embrião do programa surgiu em 1997 com a criação do Centro Rexona de Voleibol, uma inédita parceria entre a marca Rexona, o então técnico da seleção brasileira feminina de vôlei Bernardo Rocha Rezende, o Bernardinho, e o Governo do Paraná. Inovador, o projeto juntava uma equipe profissional de voleibol a um projeto sócio-educativo voltado para crianças e adolescentes, aplicando uma metodologia diferenciada desenvolvida especificamente para a iniciação do esporte. Inspirado pelo sucesso do projeto nascia o Instituto Compartilhar, também comandado por Bernardinho.
O projeto ganha mais apoio
Em 2001 o projeto, que já contava com diversos núcleos de atuação em todo o Estado do Paraná, ganhou um novo parceiro: o Instituto Esporte e Educação (IEE), presidido pela ex-jogadora da seleção feminina de vôlei Ana Moser.
Dois anos depois o programa recebeu outro grande reforço: o apoio da marca AdeS, a primeira a lançar uma bebida à base de soja do País. Com o fortalecimento da parceria Rexona-AdeS, duas marcas jovens, inovadoras, preocupadas em levar saúde e bem-estar ao consumidor, o Rexona-AdeS - Esporte Cidadão tornou-se um dos mais bem-sucedidos programas de esporte educacional do país, deixando de ser um centro de aprendizado de voleibol para se tornar um núcleo de aprendizado de ações de cidadania, sempre com foco na sustentabilidade.
Uma fantástica história de realizações
Em 12 anos o programa já capacitou quatro mil professores da rede pública e atendeu mais de 72 mil crianças e jovens entre 7 e 15 anos, todos estudantes de baixa renda matriculados na rede pública de ensino.
Hoje, com investimentos anuais de aproximadamente R$ 4,5 milhões, 44 núcleos trabalham a todo vapor no Paraná (19), São Paulo (24) e Rio de Janeiro (1).
O Instituto Compartilhar, de Bernardinho, coordena o programa no Paraná e o IEE, de Ana Moser, é responsável por São Paulo e Rio de Janeiro. A avaliação de alunos, professores e coordenadores é feita pelo IDECA, Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e de Ação Comunitária, criado em 1998 com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das ações sociais desenvolvidas por organizações do terceiro setor e instituições públicas e privadas.
O futuro já começou
Para garantir a sustentabilidade do programa e por estar alinhado à missão da companhia, que é levar vitalidade para o dia-a-dia das pessoas, a Unilever incorporou-o às suas ações de responsabilidade social e assim, desde o início de 2009, o programa passou à área corporativa da empresa e, nesse novo patamar, ficou conhecido como Programa Esporte Cidadão Unilever.
Conheça alguns dados do programa :
  • 12 anos de existência
  • 4 mil professores da rede pública capacitados
  • 72 mil crianças e jovens de baixa renda atendidos
  • 44 núcleos de formação em 3 estados
  • 9000 vagas em 2009

Nenhum comentário: