Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Judoca de PG é o 5º melhor do mundo

Gustavo Gomes , primeiro judoca do sexo masculino
a disputar um campeonato mundial por Praia Grande
Foi por pouco. Por muito pouco mesmo, que o atleta de Praia Grande e da seleção brasileira Gustavo Santos Gomes (SEEL e Judô Praia Grande) não subiu no pódio do Campeonato Mundial de Judô sub18. Na manhã da sexta-feira, de 27 de setemrbo de 2019, no município de Almaty, no Cazaquistão, o lutador Praiagrandense terminou em quinto lugar no evento promovido pela Federação Internacional de Judô (IJF).

Primeiro judoca do sexo masculino a disputar um campeonato mundial por Praia Grande, na luta inicial do Mundial, Gustavo superou o polonês Wojciech Gradzi. Depois, derrotou o estadunidense Eric Katrdzhyan e o Azerbaijano Vugar Talibov. Na semifinal, Gustavo perdeu para o turco Musa Simsek. Aí, ele foi para a final da repescagem (disputa da medalha de bronze). E, infelizmente, foi superado pelo francês Alexandre Tama. Vale destacar que o título da categoria ficou com o tcheco Adam Kopecky, a prata com Simsek, e os bronzes com Tama e Talibov (por meio da repescagem).

Dois adversários que enfrentou no Mundial, já eram conhecidos de Gustavo. O turco Simsek já o havia derrotado na repescagem da Copa de Coimbra, em Portugal (disputa válida pelo Circuito Europeu realizada em maio deste ano). Neste evento, o título ficou com o tcheco Kopecky e o atleta de Praia Grande não ficou entre os oito primeiros colocados. Já na copa de Berlim, na Alemanha (em abril), Gustavo foi o quinto melhor e mais uma vez, Kopecky venceu.

Vale frisar que participam ainda do Campeonato Mundial de Judô sub-18 de 2019, na categoria do peso médio masculino, atletas da China, Kazaquistão, Tunísia, Austrália, Itália, Grécia, México, Quirguistão, Chipre, Tajiquistão, Ucrânia, Argélia, Portugal, Mongólia, Bulgária, Japão, Dinamarca, Rússia, África do Sul, Geórgia, Moldávia e Burundi.

Dados - Gustavo foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para disputar o Campeonato Mundial sub-18 por ser o líder do ranking nacional. Aluno da Escola Estadual Doutor Reynaldo Kuntz Busch e morador do Bairro Ocian, o judoca de Praia Grande é filho do chaveiro Pedro, de 58 anos, com a dona de casa Valéria, de 53, e irmão de Thaís, de 30, Thamires, de 28, Caio,de 27, e Thiago, de 24. Ele começou no judô em 2011, após uma recomendação da diretora da Escola Municipal Carlos Roberto Dias, na qual estudava na época.

Em 2019, Gustavo sagrou-se campeão pan-americano, brasileiro, paulista, brasileiro InterClubes, do Meeting Nacional, da Copa São Paulo, paulista estudantil e dos Jogos da Juventude; vice-campeão brasileiro regional e foi sétimo colocado no Estadual sub-21. Participou de três etapas do Circuito Europeu (União Europeia de Judô - European Judo Union/EJU). Na Copa de Bremen, na Alemanha, faturou medalha de bronze. Na Copa de Berlim, também em solo alemão, terminou em quinto lugar. Na Copa de Coimbra, em Portugal, ele não terminou a competição entre os oito melhores.

Ao longo da carreira obteve muitas medalhas. Em 2018, Gustavo foi campeão estadual por faixa (roxa), paulista Inter-regional, vice-campeão dos Jogos Abertos da Juventude, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Regional - Região 5 e na seletiva nacional sub-18. Em 2017, foi campeão dos Jogos da Juventude, vice-campeão estadual Inter-regional e terceiro colocado no Paulistão por faixa. Em 2016, faturou a medalha de bronze na Copa São Paulo. Em 2015, foi campeão por equipe do 47º Torneio Estadual Beneméritos. Em 2014, foi campeão paulista e brasileiro regional sub-13 e ficou em terceiro lugar no Meeting Interestadual.

Nenhum comentário: