Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Enxadrista de PG ganha o bronze no Paulista Escolar

Ricardo Primo subiu no pódio
 na categoria 2º ano do Ensino Médio
Integrante da equipe de xadrez de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL), o jogador Ricardo de Lima Primo, de 16 anos, obteve a medalha de bronze na categoria segundo ano do Ensino Médio no Campeonato Paulista de Xadrez Escolar. O evento, regido pela Federação Paulista (FPX), contou com organização da empresa Xeque e Mate. A disputa, finalizada no último sábado (5), ocorreu no salão do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, na Capital.

Na disputa, Ricardo (Colégio Objetivo Praia Grande) venceu Pedro Luiz Cozac (Colégio Santa Cruz/SP), Beni Vaisbih (Colégio Alef Peretz/SP) e Leonardo da Silva Oliveira; empatou com Kaito Hayashi (Colégio Etapa/SP), perdeu para Enzo Federzoni (Colégio Augusto Laranja/SP) – que sagrou-se campeão do evento - e Raphael Suzuki Ferreira (Escola Estadual Professor Ruy Prado de Mendonça Filho/Registro).

Mais - No total, 473 alunos de mais de 80 escolas do Estado competiram nas categorias primeiro ano do ensino fundamental 1 ao terceiro ano do ensino médio. Além de Ricardo, outros 13 atletas jogaram a competição por Praia Grande sob comando técnico da professora Rosangela Domingos de Andrade Coelho (técnica da seleção municipal).

Confira todos os resultados:

3º Ricardo de Lima Primo (Colégio Objetivo/PG) – 2º ano do Ensino Médio
4ª Alice Aquino dos Reis (Escola Estadual Professora Sylvia de Mello/PG) – 1º ano do Ensino Médio
5º Leonardo da Silva Oliveira (Colégio Objetivo/PG) – 2º ano do Ensino Médio
6º André do Nascimento Melo (ETEC PG) – 1º ano do Ensino Médio
6º Gabriel Estevão Rodrigues (Colégio Objetivo/PG) – 3º ano do Ensino Médio
7ª Rhayssa Gabrielly Santos de Lima (Colégio França/PG) - 2º ano do Ensino Médio
7ª Fabiana do Nascimento Melo (Escola Municipal Professora Maria Nilza da Silva Romão/PG) – 8º ano do Ensino Fundamental 2
8ª Amanda Rosa Lima (Colégio Oliveiras/PG) – 8º ano do Ensino Fundamental 2
11º Gabriel Pimentel Garcia (Centro Educacional Vila Verde/PG) – 3º ano do Ensino Médio
12º Antônio Henrique Alves Rocha Luz (Escola Estadual Professora Sylvia de Mello/PG) – 1º ano do Ensino Médio
14º Adriel Soares Caires (Escola Estadual Professora Sylvia de Mello/PG) – 1º ano do Ensino Médio
17º Arthur Vicente Barbosa Sousa (Colégio Recanto Educacional/PG) – 6º ano do Ensino Fundamental 2
21ª Giovanna de Andrade Coelho (Colégio Jean Piaget/PG) - 4º ano do Ensino Fundamental 1
21º Bernardo Luiz Cortez Prado (Escola Municipal São Francisco de Assis/PG) – 6º ano do Ensino Fundamental 2

Brasileiro – Em setembro, no município de Caxambu, em Minas Gerais, Gabriel Estevão Rodrigues, de 17 anos (Colégio Objetivo Praia Grande), conquistou a medalha de bronze na categoria terceiro ano do Ensino Médio no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, evento regido pela Confederação Brasileira (CBX) contou com organização da Casa do Xadrez Escola e Clube.

Nas rodadas do Brasileirão Escolar, Gabriel venceu João Lúcio Gonçalves (Instituo Federal Sul de Minas Campus Machado, de Minas Gerais), Diego Gabriel Melendez Torres (IF Fluminense Campus Macaé, do Rio de Janeiro), Igor Gabriel Bezerra Sabi (Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, de São Sebastião do Paraíso/MG) e Talis Soares Silva (IF Fluminense Campus Quissamã/RJ); perdeu para Ricardo Teshima Yoshida (Colégio Augusto Laranja, de São Paulo) e João Vitor Dalanhol (IF Catarinense Campus Fraiburgo, de Santa Catarina). Vale destacar que Yoshida sagrou-se campeão da categoria.

Aulas – A Secretaria de Esportes e Lazer de Praia Grande oferta gratuitamente aos munícipes polos para iniciação, treinamento e desenvolvimento competitivo de xadrez. Para participar, o interessado tem duas possibilidades: integrar as turmas de iniciação do Programa Superescola (e quando indiciado pelo professor responsável ser encaminhado para a equipe de competição) ou fazer um teste diretamente na equipe de competição.

As aulas de iniciação ocorrem por meio do Programa SuperEscola que atende estudantes (meninos e meninas, com e sem deficiência física, visual e intelectual) de Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, objetivando a inclusão social por meio do esporte, no contraturno escolar. Os responsáveis interessados devem procurar os polos onde as aulas são realizadas. Em caso de turmas cheias, será elaborada lista de espera pelo professor da modalidade. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3496-5611 e 3496-5614.

As aulas de treinamento e desenvolvimento competitivo ocorrem por meio da Diretoria Esportiva da SEEL. Para realizar um teste, basta o interessado comparecer ao local dos treinamentos, com documento de identidade (de preferência com foto) e passar por avaliação técnica realizada pelos técnicos responsáveis por cada modalidade. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3496-5609.

Confira os locais e horários dos polos de xadrez:

Aulas de iniciação
Polo: Centro de Excelência do Judô “João Carlos Ribeiro Manso Júnior” (esquina das Ruas Arari e Carimbó, no Bairro Tupi - anexo ao Ginásio Rodrigão)
Atendimento: terças e quintas-feiras/9 às 11 horas e 14 às 16 horas

Aulas de treinamento e desenvolvimento competitivo
Local 1: Centro de Excelência do Judô “João Carlos Ribeiro Manso Júnior” (esquina das Ruas Arari e Carimbó, no Bairro Tupi - anexo ao Ginásio Rodrigão)
Atendimento: terças e quintas-feiras/9 às 11 horas e 14 às 16 horas

Local 2: Espaço Conviver Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº, esquina com a Rua Pernambuco, Bairro Boqueirão)
Atendimento: 6ª feiras - das 17 às 22 horas

Nenhum comentário: