Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Luis Gustavo faz intercâmbio de atletismo na Eslovênia

Atleta da Cidade é destaque no lançamento do martelo

Integrante da equipe de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) Luis Gustavo Aguiar da Silva está na Eslovênia realizando um intercâmbio (estágio e treinamento) de atletismo. Ele, e outros dois atletas brasileiros (Wagner Domingos – Bovesp BM&F e Allan Wolski – Esporte Clube Pinheiros) participam de Camping Internacional com o técnico esloveno Vladmir Kevo.

Silva inclusive já disputou dois torneios na Europa. No último domingo (11), em Zagreb, na Croácia, ele venceu a prova do lançamento do martelo, com a marca de 62m18cm (novo recorde pessoal), o Meeting de Zagreb, categoria juvenil (18 e 19 anos). No dia 4, ele havia sido oitavo colocado, com 51m49cm, no Meeting Internacional de Varazdin, também na Croácia.

O lançador praia-grandense está no velho continente desde 15 de abril e retorna ao país no próximo dia 20. O técnico Vladmir Kevo é uma referência mundial na prova do lançamento do martelo. Entre outros, orienta o atual campeão olímpico Primoz Kosmuz (Eslovênia). A turma local recebe orientação técnica dos professores Flávio Barbosa da Cruz e Rodrigo Augusto da Silva Rosa.

Dados - Natural de Praia Grande, Luís reside no Bairro Sítio do Campo e estuda na Escola Estadual Oswaldo Luís Sanches Toschi. Iniciou no atletismo em 2008, na pista municipal da Cidade. Neste ano, venceu a disputa do 5º Campeonato Brasileiro Interclubes Caixa de Atletismo, juvenil. Ele ficou com a medalha de ouro após conseguir um lançamento de 60m61cm, a melhor marca do ano, no país, na categoria. Em março, na primeira etapa do Campeonato da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Luis conquistou o título com a marca de 58m79cm. 

Em 2013, sagrou-se campeão paulista, brasileiro e nacional interclubes. Foi quarto colocado na Gymnasíade (Jogos Mundiais Escolares), sexto nos Jogos Abertos do Interior e sétimo nos Jogos Regionais (competição adulta). É o atual líder dos rankings paulista (FPA) e Brasileiro (CBAT), categoria menor (16 e 17 anos).

Em 2012, foi campeão paulista, vice-brasileiro e dos Jogos Regionais. Conquistou medalha de bronze na final estadual dos Jogos da Juventude, foi quarto colocado nos Jogos Regionais e oitavo posicionado no Campeonato Sul-Americano realizado em Mendonza, na Argentina. Em 2011, estabeleceu os novos recordes brasileiros e paulista da prova do martelo, na categoria mirim (14 e 15 anos).

Nenhum comentário: