Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Aulas de hidroginástica ocorrem no Ocian Praia Clube



Parceria permite que alunos da SEEL treinem na entidade esportiva.

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande realizou parceria com o Ocian Praia Clube para que as aulas de hidroginástica oferecidas pelo poder público ocorram nas dependências da entidade esportiva. Isso por que a piscina municipal que vinha sendo utilizada no prédio da SEEL (Bairro Tupi) foi interditada para reforma. A parceria possibilita que 546 alunos da terceira idade (mais de 50 anos), adultos e funcionários continuem praticando a atividade física.

Segundo o secretário Hugo Ribeiro, a parceria foi tratada direto com o presidente do Ocian, Marcos Monzem. “Ele se prontificou a nos ajudar. Muitas pessoas que praticam hidroginástica têm sérios problemas de saúde e não poderiam ficar paradas. Graças a Deus conseguimos uma solução temporária. Esperamos que as obras na sede da SEEL sejam finalizadas o mais brevemente possível”, disse.

Para o responsável pelas atividades aquáticas da SEEL, professor Lucas Zanon Pina, a iniciativa é louvável. “Estávamos em busca de uma saída para este grande problema e fiquei muito feliz pela ajuda do Ocian Praia Clube. É importante lembrar aos alunos que para participar das atividades continua sendo necessária a apresentação de relatório médico atestando as condições físicas do mesmo, e este pode ser obtido em qualquer posto de saúde da Cidade ou clínicas particulares”.

Dados - As atividades são ministradas pelos professores (em parceira com a Secretaria de Educação – Seduc) Henrique França Rodrigues, Fabio Luiz Pereira de Carvalho e Gisele da Câmara Paiva Santos. “A hidroginástica é uma atividade física completa, principalmente para a turma da melhor idade, as pessoas acima de 50 anos”, comentou o professor Rodrigues.

Em novembro de 2012, Rodrigues lançou o livro Hidroginástica e o Idoso – um estilo de vida (www.clubedeautores.com.br). A obra de 85 páginas retrata os benefícios e atrativos da modalidade com uma linguagem simples e de fácil acesso para a população em geral. Formado em Educação Física, Rodrigues é pós-graduado (lato sensu) em Fisiologia do Exercício e também em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento de Força e da Musculação. 

Há 11 anos atua como professor universitário e, desde 2008, trabalha na área de atividades aquáticas da SEEL. “A hidroginástica é um esporte valioso para aliviar os impactos das atividades diárias. Favorece o fortalecimento muscular e o retorno de sangue para o coração; aumenta a capacidade cardiovascular; diminui os índices de triglicérides, glicemia, colesterol, problemas musculares, circulatórias, ósseos e articulares e ajuda a prevenir doenças degenerativas e cardíacas”, concluiu.


Nenhum comentário: