Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Surfistas de PG disputam Brasil Surf Pro 2011

Quatro são de Praia Grande
A Associação Brasileira de Surfe Profissional (ABRASP) divulgou a relação dos atletas qualificados para disputar o Brasil Surf Pro 2011 (Circuito Brasileiro Profissional). Ao todo, 52 atletas participam da competição. Quatro são de Praia Grande: Ricardo Ferreira, David do Carmo, Flávio Nakagima e Alexander Ribeiro. O grupo, que possui apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), tem comando dos professores Willian Diegues e Marcus Carvalho.

Classificaram-se para esta temporada, os três primeiros colocados do circuito nacional em 2010 (aí se encaixam os surfistas
praiagrandenses), mais os 16 melhores do Brasil Tour (divisão de acesso, uma espécie de segunda série, como no futebol) e os campeões dos ranking estaduais.

Praia Grande - Ricardo Ferreira (South to South/Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer - Sejel), 27 anos, terminou em nono lugar no Brasil Surf Pro 2010. Desde 2005, o atleta revelado na escolinha municipal, está como profissional. Na última temporada, obteve o vice-campeonato da última etapa do Brasil Surf Pro. Acabou na sexta colocação do Circuito Maresia Paulista de Surf Pro (certame paulista profissional).

Encerrou em quinto lugar, a disputa do Supersurf Internacional, etapa nível cinco estrelas da WQS (World Qualifying Séries), segunda divisão do surfe profissional mundial. Em 2009, sagrou-se campeão paulista profissional. Em 2008, ele ficou em terceiro lugar no Billabong Surf Eco Festival, na Bahia. Obteve a quinta colocação na primeira etapa do Campeonato Paulista. Em 2007, foi vice-campeão paulista e levou o título de revelação do surfe nacional.

Carmo – David do Carmo (Nicoboco/ Sejel), 25 anos, terminou em 12º lugar no Brasil Surf Pro 2010. Na última temporada, ele conquistou medalha de bronze na segunda etapa do Supersurf International. Acabou na 17ª colocação do Lusiaves Figuera Pro/Portugal, etapa nível seis estrelas do WQS. Em 2009, foi campeão da última etapa do Supersurf (campeonato brasileiro). Encerrou na terceira colocação do Billabong Eco Festival, válido como etapa três estrelas do WQS.

Em 2008, foi campeão da última etapa do Circuito Maresia Paulista, vice-campeão da 31ª etapa do WQS, em Santa Catarina e quinto colocado na 18ª etapa do WQS, no Guarujá e no Brasil Tour (segunda divisão do surfe nacional). Em 2005, conquistou o vice-campeonato da segunda etapa da Seletiva Petrobrás. Em 2004, no mundial da Austrália, terminou em 17º lugar.

Nakagima – Flávio Nakagima (Maresia/Sejel), 24 anos, terminou em 17º lugar no Brasil Surf Pro 2010. Na última temporada, sagrou-se campeão do Overboard Air Show (competição paralela que premia a melhor manobra aérea do Circuito Paulista). Acabou na quinta posição no Circuito Maresia Paulista de Surf Pro (certame estadual profissional).

Em 2009, ficou na terceira colocação da primeira etapa do Maresia Paulista Pro. Em 2007, foi campeão da segunda etapa do Campeonato Carioca de 2007 e por duas vezes ficou na 17ª colocação da etapa nacional do WQS. Em 2005, garantiu os vice-campeonatos paulista e brasileiro. No mesmo ano, no Peru, ficou com a terceira colocação no Pan-Americano. Levantou ainda, os títulos dos torneios municipais de Praia Grande, Santos, Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá.

Ribeiro – Alexander Ribeiro (Mormaii/Sejel), o Orelhinha, 22 anos, terminou em 28º lugar no Brasil Surf Pro 2010. No ano passado, obteve o vice-campeonato do Oakley Santa Catarina Surf Pro, válido como segunda etapa do Circuito Catarinense Profissional. Terminou como nono melhor colocado no Coca-Cola Saquarema Pro 2010, etapa nível seis estrelas do WQS.

Em 2009, ficou entre os 10 melhores do Campeonato Mundial Profissional júnior (Billabong World Junior). Na Seletiva Petrobrás, acabou na quinta posição. Encerrou entre os 16 melhores do Oakley Rio Pro, válido como terceira etapa do Circuito Sul-Americano sub-20. Em 2008, foi campeão sul-americano júnior (sub-21). Em 2007, foi bicampeão santista, campeão do torneio A Tribuna Colegial e vice-campeão paulista júnior. Em 2006, faturou o título mirim nos circuitos municipais de Praia Grande, Santos, Guarujá, São Vicente e Peruíbe.
Em 2005, ficou com o vice-campeonato no Rip Curl Grom Search.

Nenhum comentário: