Páginas

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Paratletas conquistam 14 medalhas no Meeting de Natação da ABDEM

A equipe de pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande (Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL e Educação – Seduc; e Associação Paradesportista do Litoral Paulista – APLP) conquistaram 14 medalhas (nove ouros, quatro pratas e um bronze) no Meeting Brasileiro de Natação, evento regido pela Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (ABDEM). O evento, finalizado no último domingo (9/3), ocorreu na piscina do Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, na Capital.

"Estou muito feliz com o resultado porque além das subidas no pódio, nossa equipe obteve três índices válidos para o Mundial Inas deste ano e dois índices para o Campeonato Brasileiro", destacou a técnica Silcia Schich Rodrigues. "E ainda, pela primeira vez,
conquistamos o troféu de terceira melhor equipe feminina no geral no Meeting da ABDEM".
Os três paratletas da Cidade que disputaram o Meeting da ABDEM competiram na categoria deficiência intelectual (houve ainda as disputas das classes síndrome de down e máster - nadadores com mais de 30 anos). O grande destaque foi Rebeca dos Santos Araújo, 16 anos, que terminou em primeiro lugar, em cinco provas: 50, 100 e 200 metros costas, 200 e 400 livres.

Gabriela Christina Sieiro Lopes Ramirez, 17 anos, sagrou-se campeã nos 100 metros livres e 100 peito; vice-campeã nos 50 peito, 200 livres e 200 medley. Já Luiz Henrique Sieiro Lopes Ramirez, 23 anos, venceu as disputas de 50 e 100 peito, foi segundo colocado nos 50 costas e 200 peito, e garantiu a terceira posição nos 50 livres.

Na última temporada, o time municipal conquistou nove medalhas (três ouros, duas pratas e quatro bronzes) no Campeonato Nacional promovido pela ABDEM. Em 2015, a turma de Praia Grande não participou do evento nacional. Em 2014, o grupo local obteve oito medalhas (três ouros, duas pratas e três bronzes). Em 2011, Luiz Henrique faturou três medalhas (dois ouros e uma prata) no Campeonato Brasileiro. Por equipes, com apenas um nadador, o time municipal acabou na sétima colocação. 

Seletiva - Nesta segunda-feira (10), a partir das 17 horas, na piscina municipal de 25 metros (Rua Gilberto Fouad Beck, 110, Bairro Mirim), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande promove seletiva técnica aberta gratuita de natação para pessoas com deficiência (PcD) - auditiva, física, intelectual e visual. O treino destina-se a cidadãos de 11 a 45 anos. 

Os interessados em participar da seletiva devem comparecer ao local com traje de banho, touca e óculos apropriados para a prática da modalidade. Se possível, deve portar documento de identidade com foto e laudo médico certificando a aptidão para atividade física. Os interessados devem saber nadar, não é um treino para aprender a nadar. Na oportunidade, serão avaliados critérios como respiração, movimentos corpóreos, coordenação motora e técnica.

Nenhum comentário: