Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Jogos Regionais 2015 não tem sede

Competição está prevista para julho

A delegação de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – Seel e Educação - Seduc) não sabe onde vai disputar a 59ª edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região. Isso porque a competição ainda não tem sede definida, mesmo estando prevista para ocorrer de 15 a 25 de julho, segundo calendário oficial divulgado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ).

Os Jogos Regionais são competição classificatória para os Jogos Abertos do Interior. A SELJ divide as cidades do Estado em oito blocos (Regiões). Apenas a 1ª Região (onde está Praia Grande e os demais municípios da Baixada Santista) é que não tem sede definida. Nas demais já está concretizado: Taubaté (2ª Região), Santa Bárbara D´Oeste (3ª), São José do Rio Pardo (4ª), Barretos (5ª), Jales (6ª), Osvaldo Cruz (7ª) e Jundiaí (8ª).

As eleições para a escolha da cidade-sede dos Jogos Regionais ocorrem com dois anos de antecedência. Mas, há algumas temporadas, não tem havido candidatas. Em 2013, Mauá havia vencido o pleito. Contudo, devido ao custo para realizar o evento, desistiu. Agora, cabe a SELJ definir um novo município para a disputa.

Não é a primeira vez que tal fato ocorre. Em 2012 e 2011, as cidades escolhidas (São Caetano do Sul e Barueri) para receber a competição também desistiram. Os Jogos Regionais de 2014 aconteceram em Osasco. Em 2013, a disputa realizou-se em Barueri. Em 2012 e 2011, em Santo André. Em 2010, em Guarujá.

Dados – Nos Jogos Regionais disputam-se 24 modalidades. Na primeira região, competem 31 cidades. Na primeira divisão, estão São Bernardo do Campo (atual bicampeã – 2013 e 2014), Santos, São Caetano do Sul, Santo André, Osasco, Barueri, Guarujá e Praia Grande (oito primeiras colocadas de 2014); mais Ribeirão Pires e Peruíbe (campeã e vice da segunda divisão na temporada passada). 

Na série A-2 disputam Bertioga, Itanhaém, São Vicente, Cubatão, Mongaguá, Itariri, Pedro de Toledo, Mauá, Rio Grande da Serra, Carapicuíba, Diadema, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista.

Em 2014, a turma de Praia Grande terminou em sexto lugar, com 123 pontos e 80 medalhas (29 ouros, 33 pratas e 18 bronzes). Os pódios foram conquistados nos torneios de atletismo masculino (M) e para pessoas com deficiência (PcD), caratê feminino (F), ginástica artística M sub-16, judô F/M, natação PcD, vôlei de praia M/F.

Nenhum comentário: