Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Caratecas ganham 24 medalhas no Paulistão Menor e Sênior

Atletas da Cidade faturam 10 ouros, 8 pratas e 6 bronzes

A equipe de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer - SEEL, Secretaria de Educação – Seduc; LPK e Associação de Pais - APK) conquistou 24 medalhas (10 ouros, 8 pratas e 6 bronzes) no 35º Campeonato Paulista de Caratê, pré-mirim (até 5 anos), mirim B (6 e 7), mirim A (8 e 9), infantil B (10 e 11), infantil A (12 e 13), cadete (14 e 15) e sênior (18 a 34). A disputa, encerrada no final de semana  (4 e 5/04), ocorreu no Ginásio da Associação Portuguesa de Desportos, em São Paulo, Capital.

Destaque para a equipe da Academia Kami Dojo que faturou a quarta colocação geral no quadro de medalhas, com 11 no total (cinco ouros, três pratas e três bronzes). Depois, brilharam os times da Gladiators com dois ouros, duas pratas e um bronze; Seikan com um ouro e uma prata; Turma de Treinamento da SEEL com um ouro e um bronze; Yamato Dojo com um ouro, Yoshimura Kyokai com uma prata e um bronze e Colégio Recanto com uma prata.

Nas três primeiras colocações ficaram os times da Prefeitura de Presidente Prudente com nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes; Guarulhos com sete ouros, três pratas e dois bronzes; e Academia Hitasugo, de Araçatuba, com seis ouros, nove pratas e quatro bronzes. No total, 127 equipes e mais de 1.000 lutadores competiram no evento regido pela Federação Estadual (FPK) com chancela da Confederação Brasileira (CBK). 

Dados - Aconteceram torneios de katá (exibição de movimentos) e kumitê (luta). Existiu também divisão por peso e graduação (kyu). Quanto menor o kyu (faixa), mais evoluído é o atleta: branca (6º kyu), amarela (5º), laranja (4º), verde (3º), azul ou roxo (2º), castanho ou marrom (1º).

Para chegar à final estadual os caratecas praia-grandenses tiveram que ficar entre os quatro primeiros colocados nas quatro etapas classificatórias realizadas de fevereiro a abril, nas cidades de Agudos, Praia Grande, Presidente Prudente e São Paulo, Capital. Os campeões paulistas integrarão a seleção do Estado na disputa do Campeonato Brasileiro Zonal, em maio.

Em 2014, a equipe de Praia Grande conquistou 37 medalhas (8 ouros, 11 pratas e 18 bronzes) no 34º Campeonato Paulista de Caratê. Em 2013, vieram 47 medalhas (15 ouros, 15 pratas e 17 bronzes). Em 2012, o grupo municipal conquistou 44 medalhas (15 ouros, 8 pratas e 20 bronzes). Em 2011, a equipe local obteve 26 medalhas (8 ouros, 5 pratas e 13 bronzes). Em 2010, o time do Município faturou 12 medalhas (dois ouros, cinco pratas e cinco bronzes). Em 2009, foram 16 subidas ao pódio (2 ouros, 5 pratas e 9 bronzes).

Praia Grande – Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em seis Academias: Yoshimura Kyokai/SEEL (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia), Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi).

E Ômega Fitness (Allan Jozala – Caiçara), além da Escola Celestin Freinet (Sérgio de Freitas – Guilhermina), no Ginásio Rodrigão (Denise Santos – Tupi), no PIC Melvi (Milton Assada - Melvi) e na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na SEEL, telefone 3472-4426

Nenhum comentário: