Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Equipes de PG avançam a fase Regional dos Jogos Estadual Infantil

As equipes de basquete e futsal masculino (M); ginástica rítmica feminina (F); atletismo, ginástica artística, handebol e vôlei M/F de Praia Grande (SEEL) estão classificadas para a fase Regional da primeira edição dos Jogos Estadual Infantil, evento sub-16 regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). Nesta nova etapa - ainda sem data definida pela Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos, enfrentam-se os times vencedores da fase sub-regional (Praia Grande), Litoral Sul e Vale do Ribeira.

Na sub-regional (envolveu apenas equipes da Baixada Santista), os times de atletismo M/F, vôlei M, ginástica artística M/F e rítmica F de Praia Grande não tiveram adversários. Já o selecionado de basquete M passou por Cubatão 63 a 18 e por São Vicente por desistência. O futsal M e o handebol M/F venceram Guarujá por desistência. O vôlei F derrotou Cubatão por 2 sets a 0 e Guarujá por desistência.

Dados - Os Jogos Estadual Infantil vêm a unificar e substituir as Copas do Estado, disputas que ocorreram até ano passado, objetivando a difusão da prática esportiva entre os mais novos, o desenvolvimento de intercâmbio social e esportivo entre os diversos municípios do Estado, e a revelação de novos talentos. Há torneios de atletismo (com divisões em categorias A - 11 a 13 anos - e B - 14 a 16), basquete, futsal, ginástica artística (A - 8 a 12 e B - 13 a 16), ginástica rítmica (A - 9 a 11 e B - 12 a 14), handebol, natação (A - 11 a 13 e B - 14 a 16) e voleibol. 

O formato da competição é o mesmo utilizado nos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos. Na primeira fase (sub-regional), enfrentam-se os times das Cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. As equipes jogam todas contra todas, em sede única. A que obtiver mais pontos avança para a segunda fase. Esta é a etapa Regional, que reúne as equipes vencedoras da sub-regional e do Litoral Sul. Os ganhadores da Regional qualificam-se para a final estadual, que reúne as 12 cidades campeãs regionais mais a delegação do município-sede. 

A final estadual ocorre de 11 a 20 de outubro, no município de Jundiaí. Nesta fase decisiva, os atletas e times de Praia Grande que se classificarem, integram a seleção da Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos. Isto porque a SELJ realiza esta disputa entre 14 Diretorias do Estado. São elas: Santos, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Praia Grande - Em 2017, na Copa do Estado, os grupos masculinos de ginástica artística infantil (8 a 12 anos), com 15 medalhas (cinco ouros, cinco pratas e cinco bronzes), e adulto (13 a 16), com 10 medalhas (quatro ouros, três pratas e três bronzes), de Praia Grande sagraram-se campeões. O time feminino infantil foi vice-campeão e o adulto terminou em terceiro lugar, mas não subiram no pódio. Na ginástica rítmica F sub-14, turma da Cidade ficou com o troféu de segunda colocada, com um ouro e uma prata. Na adulta (mais de 15 anos), as meninas praia-grandenses terminaram em sétimo lugar, com dois bronzes.

O selecionado de handebol M conquistou a medalha de bronze. A turma do vôlei F terminou em quinto lugar. O grupo de handebol F encerrou na 12ª posição. Qualificado à fase final da Copa do Estado, o time masculino sub-16 de Praia Grande desistiu de participar. Tal fato ocorreu porque o grupo da Cidade participava do quadrangular final do Paulistão, na mesma época em que estava iniciando a Copa.

Nenhum comentário: