Pela primeira vez na história, uma judoca de Praia  Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc)  vai disputar uma edição de Campeonato Mundial. Na última quarta-feira (6), a  Confederação Brasileira (CBJ) convocou Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza  Shopping e Escola Técnica Fortec), 15 anos, peso superligeiro (até 40 kg); para  lutar de 11 a 14 de agosto, no Mundial sub-17, que ocorre em Kiev, na  Ucrânia.
Tawany começou nesta temporada a escrever o nome no quimono  verde e amarelo. Em março, ela fez história ao vencer o Torneio Internacional de  Thuringia, na Alemanha, sendo a única atleta do país a ganhar medalha de ouro na  etapa do Circuito Europeu Juvenil. Em junho, venceu a seletiva nacional  classificatória para o Campeonato Pan-Americano sub-17, que ocorre em agosto, no  Chile. 
Títulos - Única campeã brasileira (sub-17) nesta temporada, a  jovem Tawany tem sido destaque entre os atletas de Praia Grande. Em 2011,  sagrou-se tricampeã paulista (2009, 2010 e 2011), campeã do estadual do interior  e regional; e da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, os  Joguinhos.
Em 2010, Tawany sagrou-se bicampeã da Olimpíada Brasileira  Escolar sub-15. Conquistou outro feito inédito para o esporte local: o  tricampeonato paulista estudantil sub-18 (2008, 2009 e 2010). Venceu o  Campeonato Sul-Brasileiro, as Copas São Paulo, Revelação, Virada Esportiva e  Kimonos Budokan/Mogi das Cruzes. Foi também, vice-campeã brasileira juvenil e da  seletiva para o Campeonato Pan-Americano. Garantiu medalha de bronze na final  estadual dos Jogos Abertos da Juventude sub-18.
Em 2009, obteve dois  títulos continentais: o sul-americano pré-juvenil e o 15º Jogos Escolares  Sul-Americanos. Foi campeã da Olimpíada Brasileira Escolar, bicampeã paulista  estudantil (2008 e 2009), campeã paulista, estadual do interior, regional e de  diversos torneios. Obteve o vice-campeonato nacional e a terceira colocação na  Copa São Paulo. Em 2008, foi campeã paulista estudantil. Faturou medalha de  prata no Sul-Brasileiro, Paulista, Estadual do Interior, Regional e dos Jogos  Olímpicos Escolares. 
Terceira colocada na Copa São Paulo. Em 2007 ficou  com os ouros no Meeting Sul-Brasileiro, Regional e Estadual do Interior. Em  2006, venceu o certame regional, foi vice-campeã paulista e medalhista de bronze  no Estadual do Interior. Em 2005, ganhou o Campeonato Regional e o Meeting  Sul-Brasileiro. Tawany nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande  com apenas um ano de idade. Reside no Bairro Tupi.
Treinos – A equipe de  judô da Cidade nasceu de parceria entre as Secretarias de Juventude, Esporte e  Lazer (Sejel) e Educação (Seduc). Os grupos, masculino e feminino, de Praia  Grande treinam de segunda a sexta-feira, das 15 às 22 horas, no Ginásio Sejel  (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi).
 

 
Um comentário:
o fortec não é patrocinador dele é apenas a escola que ela estuda, e o panamericano não será no chle e sim no panama em setembro e não em agosto como diz a reportagem
Postar um comentário