Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Caratê feminino se mantém na 1ª Divisão

A seleção feminina, idade livre, de caratê de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel) quer manter a evolução que vem alcançando ano após ano, na primeira divisão dos Jogos Regionais (JR) do Estado de São Paulo, que começam no dia 21 de julho, em Santo André (55ª edição). Em 2005, o time local terminou em sexto lugar. De 2006 a 2008, ficou em quinto. Em 2009, foi quarto. Em 2010, subiu para a terceira colocação.

A equipe da Cidade enfrenta caratecas de Cubatão, Guarujá, Santos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. “Subimos degrau a degrau e queremos mais. Estamos levando um grupo talentoso para os Jogos Regionais de Santo André”, afirmou o técnico Jorge Yoshimura.

Seleção – Lutam no Katá (apresentação de formas), individual, Caroline de Lima, 16 anos; por equipe, Sabrina da Silva Rodrigues, 16; Thaís Bispo de Matos, 16 e Bruna Amorim Cajaíba, 17. No kumitê (luta), atuam Thaynara Angélica de Farias, 18 (classe até 53 kg); Kary Nascimento Mateus, 22 (53 a 60 kg); Eliete de Oliveira Nascimento, 41 (mais de 60 kg); e Alexsandra Regina Andrade Silva Santana, 29 (absoluto – peso livre). Técnico: Jorge Yoshimura. Auxiliar: Ronaldo de Oliveira Rodrigues.

Destaque – Nascida em São Paulo e moradora do Bairro Mirim há mais de 11 anos, Caroline começou no caratê na escolinha da Prefeitura Municipal, com o mestre Jorge Yoshimura (faixa preta 7º Dan) e treina há seis anos. Estuda no Colégio Objetivo Praia Grande (Bairro Tupi). Neste ano, conquistou medalhas de bronze no individual, e prata por equipes, no Campeonato Brasileiro, categoria júnior (16 e 17 anos). Foi vice-campeã Paulista e disputou o Campeonato Sul-Americano, em Assunção, no Paraguai.

Em 2010, Caroline foi o grande destaque de Praia Grande no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa). Ela faturou cinco medalhas de ouro: uma no katá (formas) e quatro no kobu-do. Caroline brilhou nas provas de BO (bastão), Nunchaku (dois pedaços de madeira unidos por uma corrente de ferro), Tunqua (bastão de defesa pessoal) e Sai (punhal de metal). Foi ainda campeã paulista e estadual escolar de katá.

Em 2009, no Marrocos, competiu contra atletas de 17 países, e ficou entre as 30 melhores no Campeonato Mundial, categoria katá equipe. Obteve o vice-campeonato Pan-Americano, os terceiros lugares nos Campeonatos Paulista e Brasileiro, e venceu a 5ª Copa Praia Grande. Em 2008 sagrou-se campeã paulista e venceu a 5ª Copa Oswaldo Justo. Em 2007, obteve medalha de prata no Paulistão e ficou em quinto lugar no nacional. Em 2006 terminou o certame estadual na quinta colocação.

Treinos - Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em quatro Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguera), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Roberto Rodrigues - Samambaia) e Academia Gladiators (Rodrigo Inácio – Tupi). Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Histórico do caratê feminino de PG nos Jogos Regionais:

2005 (sede Praia Grande) – 6º lugar

2006 (Caieiras) – 5º lugar

2007 (Guarujá) – 5º lugar

2008 (São Caetano) – 5º lugar
prata – Kátia Santos – 53 a 60 kg

2009 (Santo André) – 4º lugar
prata - Kátia Santos – 53 a 60 kg
bronze – Andressa Alves – mais de 60 kg
bronze – Andressa/Carla/Aline – equipe katá

2010 (Guarujá) – 3º lugar
prata – Kátia/Shaeny/Samantha/Bruna Silva – equipe kumitê
bronze - Shaeny Gomes da Costa - classe até 53 kg
bronze - Samantha Cristina dos Santos - 53 a 60 kg
bronze - Kátia Cristina Santos - mais de 60 kg

Nenhum comentário: