Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2018

Judocas de PG são contratadas por potências do esporte

Agatha Martins e Gilmara Prudêncio
fizeram história no esporte local
Elas fizeram história na Cidade e levaram o nome do esporte local nos mais variados pódios do Brasil. Agora seguem carreira em equipes que são potências da modalidade no país. No início deste ano, mudaram de "casa" as judocas de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer - SEEL - e Educação - Seduc) Agatha Martins Silva, 22 anos, peso pesado (mais de 78 quilos) e Gilmara Cristina Prudêncio, 25, meio-leve (52 a 57 kg).

Agora, Agatha integra a equipe da Associação Desportiva de São Caetano do Sul. O nível do grupo do Grande ABCD paulista é alto, tanto que na última temporada sagrou-se campeão dos Jogos Abertos do Interior. Já Gilmara foi contratada pelo time da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), do Rio Grande do Sul. Essa agremiação foi vice-campeã do Troféu Brasil Interclubes de 2017.

"Só tenho a agradecer aos professores e amigos de equipe por tudo que nós vivemos juntos, pela dedicação, atenção e carinho que tiveram comigo", declarou Agatha. "Hoje, se estou formada como atleta de qualidade, devo ao trabalho realizado em Praia Grande. Sou grata e sempre vou ser porque aqui é minha segunda casa, sempre torcerei por Praia Grande de coração".

Gilmara também relembrou dos dias de felicidade na equipe da Cidade. "Vivi muitas alegrias e tive muito aprendizado, são muitas histórias para contar nesses 13 anos de judô em Praia Grande. Serei sempre grata por tudo e levarei amigos para o resto da vida. Tudo que sei sobre judô aprendi na equipe local; todas minhas conquistas tiveram dedos dos professores daqui".

Para o técnico da equipe de Praia Grande Alberto Bittencourt Silva, a saída das duas atletas revela o bom trabalho realizado na Cidade. "O trabalho do poder público é iniciar os jovens na modalidade e dar-lhes a oportunidade de competir e crescer no esporte. A Agatha e a Gilmara atingiram um nível muito alto e vão tentar alcançar o sonho olímpico em equipes profissionais, que respiram o judô e somente o judô, 24 horas por dia. Eu, os professores Rodrigo e Danusa estamos muito felizes por elas".

História - Natural de Praia Grande, Agatha estudou na Escola Estadual Vila Tupi (Bairro Tupi). Nasceu em 8 de fevereiro de 1996. Ao longo da carreira, venceu os Jogos Regionais, Abertos do Interior, da Juventude, Estadual sub-21 e sub-23, Estadual do Interior e Paulista por faixa, Estadual Estudantil, Campeonato Regional, Torneio Estadual São João Tênis Clube/Atibaia, na Copa Kimonos Budokan e 46º Torneio Periquito; foi vice-campeã na Copa São Paulo e no Brasileiro Regional; Brasileiro sub-21 e brasileira universitária (Unip); terceira colocada no Brasileiro sub-23 e no Paulista sênior. Quinta colocada no Troféu Brasil. Disputou as Copas de Berlim, na Alemanha; e de Pitesti, na Romênia. 

Gilmara nasceu em Vinhedo, mas residia há mais de 12 anos no Bairro Tupi, em Praia Grande. Começou a praticar judô na escolinha da Cidade, na Escola Municipal José Padin Mouta. Ao longo da carreira, soma 12 medalhas conquistadas nos Jogos Abertos do Interior (é recordista local), foi campeã dos Jogos Regionais, Paulista sub-23, por faixa e estudantil; dos Jogos Abertos Brasileiros, estadual do interior, integrou a seleção brasileira sub-21 e disputou as Copas de Lignano, na Itália, e de São Petersburgo, na Rússia. Em 2010, entrou para a história do esporte de Praia Grande. 

No 74º Jogos Abertos do Interior, tornou-se a primeira atleta da Cidade a conquistar dois ouros numa mesma edição do certame e em duas modalidades diferentes. Ela foi campeã até 59 quilos, na luta olímpica; e no peso leve, no judô. Conquistou ainda, prata e bronze, nos torneios de judô por equipes e nague no katá (formas). Sagrou-se bicampeã (2015 e 2016) dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), campeã brasileira universitária de lutas (individual e por equipe), campeã regional, brasileira regional, paulista e da Copa São Paulo; vice-campeã brasileira, terceira colocada no Paulistão Sênior e na 44ª Copa Kimonos Budokan. Disputou Campeonato Europeu Aberto, realizado na cidade de Praga, na República Tcheca. 

Nenhum comentário: