Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2018

Atletas de PG participam de eventos estaduais

Esportistas locais disputam quatro eventos
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande participa neste ano dos quatro maiores eventos regidos pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ): 82º Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, 62º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, 35º Jogos Abertos da Juventude - os Joguinhos, 1º Jogos Abertos Infantil e 47º Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi.

A primeira competição que movimenta os atletas da Cidade são os Joguinhos, evento sub-18, que começam ainda neste mês de março. Os desportistas locais competem nas modalidades de atletismo (feminina e masculina - F/M), basquete (M), futsal (M), futebol (M), ginástica artística (F/M), ginástica rítmica (F), handebol (F/M), judô (F/M), natação (F/M), tênis de mesa (F/M), vôlei de praia (F/M), vôlei (F/M) e xadrez (M). 

Na primeira fase (sub-regional), os times locais enfrentam os das Cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. As equipes jogam todas contra todas, em sede única. A que obtiver mais pontos avança para a fase regional (reúne os vencedores da sub-regional e do Litoral Sul). Os vencedores da regional qualificam-se para a final estadual. A 35ª edição da fase final dos Joguinhos acontece de 24 de maio a 2 de junho, no município de Franca.

Na final estadual, os atletas de Praia Grande integram a seleção da Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos, porque a SELJ realiza esta disputa entre 14 Diretorias: Santos, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Em 2017, o grupo de Praia Grande obteve 39 medalhas (13 ouros, 14 pratas e 12 bronzes). Por equipes, a feminina de judô sagrou-se campeã geral, assim como as de ginástica artística feminina livre e masculina sub-16. Os times masculino de handebol e feminino de tênis de mesa de Praia Grande ficaram nas quartas colocações. O de basquete masculino terminou na quinta posição. A turma de ginástica rítmica desportiva terminou em sexto lugar. O grupo masculino de judô foi o oitavo melhor. A turma de ginástica artística masculina sub-16 conseguiu ainda um feito raro: ganhou todas as 21 medalhas disputadas.

Regionais - De 3 a 14 de julho, em Santo André, os atletas praia-grandenses encaram os Jogos Regionais - 1ª Região, evento com idade sub-21 e adulta. A competição é classificatória para os Jogos Abertos do Interior. A SELJ divide as cidades do Estado em oito regiões. Na primeira região estão Baixada Santista e Grande ABCD, entre outros municípios. Em 2017, no torneio da primeira divisão, pela quarta vez (2009, 2015, 2016 e 2017), a delegação de Praia Grande terminou em quinto lugar (entre 31 participantes), com 205 pontos e 133 medalhas (50 ouros, 46 pratas e 37 bronzes). Está é a melhor posição já obtida pelo grupo municipal no evento. E ainda, garantiu o novo recorde local no número total de medalhas (superando as 107 ganhas em 2015) e no número de primeiros lugares (deixando para trás os 41 obtidos em 2013). Pelo décimo ano seguido (2008 a 2017) destacou-se como a segunda melhor da Região.

Infantil - De 1 a 12 de agosto, os atletas praia-grandenses participam da primeira edição dos Jogos Abertos Infantil, evento sub-16, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação e vôlei. Há as fases sub-regional e regional. De 11 a 20 de outubro, em Jundiaí, acontece a final estadual. A competição surge em substituição a Copa do Estado. Em 2017, as equipes de ginástica artística masculinas infantil (8 a 12 anos) e adulta (13 a 16) de Praia Grande sagraram-se campeãs. O time feminino infantil foi vice-campeão e o adulto terminou em terceiro lugar. O grupo de ginástica rítmica sub-14 ficou com o vice-campeonato e o adulto (mais de 15 anos) encerrou na sétima colocação. A turma do handebol masculino ficou com o bronze. O selecionado local de vôlei feminino foi o quinto melhor do Estado.

Futebol - Ainda em agosto, os times masculinos sub-13, sub-15 e sub-17, e feminino sub-17 de Praia Grande disputam o Campeonato Estadual de Futebol. Há as fases sub-regional e regional. De 6 a 15 de dezembro, acontecem as finais estaduais: a sub-17 feminina no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo; a sub-13 e 15 masculina em Dourado; e a sub-17 masculina em Lençóis Paulista.

Em 2017, a turma masculina sub-17 de Praia Grande parou na fase regional do torneio. O time local empatou com a seleção de Registro, em 1 a 1. Como no primeiro jogo, a turma de Praia Grande venceu Itanhaém por 2 a 0 e a de Registro ganhou do mesmo adversário por 3 a 1, a classificação final do triangular foi definida nos critérios de desempate estabelecidos pelo regulamento da competição. Depois de eliminados os critérios de confronto direto, número de vitórias e saldo de gols; a turma de Registro ficou com a vaga para a final estadual (que ocorre de 8 a 16 de dezembro, em Dracena) pelo maior número de gols marcos (Registro fez 4 contra 3 de Praia Grande). 

A seleção praia-grandense masculina sub-15 foi eliminada da competição na etapa sub-regional ao perder nos pênaltis, por 3 a 2 (após vencer por 2 a 1 no tempo regulamentar), para o selecionado vicentino. Apenas os dois times inscreveram-se para esta fase da disputa e no primeiro jogo, em casa, Praia Grande perdeu por 2 a 1. A turma feminina sub-17 de Praia Grande, que pela primeira vez na história participou da competição, também se despediu do torneio na fase sub-regional. Nas partidas realizadas, atuando como visitante, as meninas da Cidade empataram, em 0 a 0, com a turma de Guarujá. Em casa, o grupo municipal foi derrotado por São Vicente, por 4 a 1.

Abertos - De 16 a 28 de setembro, em Rio Claro, os atletas de Praia Grande competem nos Jogos Abertos do Interior, evento sub-21 e adulto. É o campeonato mais importante do Estado. Em 2017, no torneio da segunda divisão, a delegação municipal encerrou em 18º lugar, com 59 pontos e 23 medalhas (6 ouros, 11 pratas e 6 bronzes). A colocação obtida manteve a Cidade como segunda força esportiva da Região Metropolitana da Baixada Santista. Praia Grande é uma referência também com relação a locais de praia. Além de Santos, apenas o grupo municipal integra a lista dos 18 melhores municípios esportivos estaduais. Logo, Praia Grande faz parte de um seleto grupo que está em destaque dentro do esporte competitivo. 

Nenhum comentário: