Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Luis Gustavo é tetracampeão paulista do lançamento do martelo

Atleta da Cidade domina disputa desde 2011
Pelo quarto ano seguido (2011 a 2014), o atleta de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc), Luis Gustavo Aguiar da Silva, conquistou o título paulista na prova do lançamento do martelo. Dessa vez, o feito ocorreu na categoria juvenil (18 e 19 anos), com a marca de 62m34cm. A disputa do Campeonato Estadual Caixa de Atletismo ocorreu no último final de semana (31 e 1º), na pista do Complexo em Excelência Professor Osvaldo Terra da Silva, em São Bernardo do Campo.

No evento, regido pela Federação Paulista (FPA) com chancela da Confederação Brasileira (CBAT), Luis superou em mais de sete centímetros a marca estabelecida pelo segundo colocado Luiz Henrique Dantas (Associação Desportiva Centro Olímpico) com 54m52cm. A medalha de bronze ficou com Deivid Aparecidos dos Santos (Serviço Social da Indústria – SESI) com 53m73cm.

Ainda na prova do martelo, a praia-grandense Marcella Aguiar Nogueira de Azevedo terminou na oitava colocação com a marca de 35m13cm. O título foi para Silvia Pimenta (Mogi das Cruzes), com 49m21cm. O grupo municipal recebe orientação técnica dos professores Flávio Barbosa da Cruz, Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Daniela Eiko Itani.

Retrospecto – Em 2013, no Paulistão juvenil, o grupo municipal não participou do torneio. Em 2012, os melhores resultados do time praia-grandense vieram com Tayani Alves dos Santos, quinta colocada nos 200 metros rasos, Larissa Nogueira Pinto que ficou em oitavo lugar no lançamento do martelo, Tayani e Júlia Cabral Dias dos Santos, 9ª e 11ª colocadas nos 400 metros; e Deborah Sena da Silva que ficou em 13º lugar no salto triplo, Adriana Suelen Rosa dos Santos, 16ª posicionada nos 100 metros. 

Em 2011, três jovens da equipe de Praia Grande destacaram-se no Campeonato Paulista de Atletismo, categoria juvenil. Elas ficaram entre as melhores do Estado, nas respectivas provas. No salto triplo, Deborah Sena da Silva obteve a sétima colocação. Nos 100 metros rasos, sétimo lugar para Adriana Suelen Rosa dos Santos. No lançamento do martelo, Larissa Seraphim Ribeiro Câmara (Praia Grande) conquistou o 11º lugar.

Luís – Natural de Praia Grande, Luís reside no Bairro Sítio do Campo e estuda na Escola Estadual Oswaldo Luís Sanches Toschi. Iniciou no atletismo em 2008, na pista municipal da Cidade. Neste ano, venceu os Meetings de Ptuj, na Eslovênia, com a marca de 64m76cm (novo recorde pessoal); e Zagreb, na Croácia. Ainda na Croácia, foi oitavo colocado, com 51m49cm, no Meeting Internacional de Varazdin.
Ganhou a disputa do 5º Campeonato Brasileiro Interclubes Caixa de Atletismo, juvenil. Ele ficou com a medalha de ouro após conseguir um lançamento de 60m61cm, a melhor marca do ano, no país, na categoria. Em março, na primeira etapa do Campeonato da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Luis conquistou o título com a marca de 58m79cm. 

Em 2013, sagrou-se campeão paulista, brasileiro e nacional interclubes. Foi quarto colocado na Gymnasíade (Jogos Mundiais Escolares), sexto nos Jogos Abertos do Interior e sétimo nos Jogos Regionais (competição adulta). É o atual líder dos rankings paulista (FPA) e Brasileiro (CBAT), categoria menor (16 e 17 anos).

Em 2012, foi campeão paulista, vice-brasileiro e dos Jogos Regionais. Conquistou medalha de bronze na final estadual dos Jogos da Juventude, foi quarto colocado nos Jogos Regionais e oitavo posicionado no Campeonato Sul-Americano realizado em Mendonza, na Argentina. Em 2011, estabeleceu os novos recordes brasileiros e paulista da prova do martelo, na categoria mirim (14 e 15 anos).

Nenhum comentário: