Páginas

terça-feira, 10 de junho de 2014

Judoca Gilmara Prudêncio é vice-campeã paulista sub-23

Atleta da Cidade compete no peso leve
A equipe de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) conquistou duas medalhas (uma prata e um bronze) no Campeonato Paulista de Judô, categoria sub-23. O evento regido pela Federação Estadual (FPJ) contou com chancela da Confederação Brasileira (CBJ). A disputa realizada no último sábado (7), ocorreu no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, em Mauá.

O vice-campeonato foi conquistado por Gilmara Cristina Prudêncio (Descartari – Distribuidora de produtos descartáveis), 20 anos, no peso leve (52 a 57 quilos). Ela foi superada apenas por Amanda Culato (Clube Paineiras do Morumby). Já a medalha de bronze (pelo terceiro ano seguido – 2012 a 2014) veio com Agatha Martins Silva, 18 anos, no pesado (mais de 78 kg). Vale frisar que o grupo local tem como responsáveis Danusa Shira Bittencourt, Alberto Bittencourt e Rodrigo de Matos.

Retrospecto - Em 2013, na sub-15, bronze para Chrystian Capelas Jesus, no leve (44 a 48 quilos). Na sub-23, bronze para Agatha, pesado. Em 2012, a turma de Praia Grande obteve sete medalhas (uma prata e seis bronzes). Na sub-23, prata para Nathália Cárnio, ligeiro (44 a 48 kg). Terceiros lugares para Jhennifer Ferreira Ernandes, superligeiro (até 44 kg); Gilmara, leve; e Agatha, pesado. Na sub-15, bronzes para Thamiris Anacleto Neris Cabral, leve (44 a 48 kg); Chrystian, ligeiro (36 a 40 kg); e Vitor Batalha da Silva, meio-médio (48 a 53 kg).

Dados - Gilmara nasceu em Vinhedo, mas reside há mais de 12 anos no Bairro Tupi, em Praia Grande. Começou a praticar judô na escolinha da Cidade. Em 2009, chegou a integrar o Projeto Futuro/São Paulo (reunia os melhores atletas do Estado). No ano passado, fez parte da seleção brasileira sub-21, quando participou das Copas de Lignano, na Itália, e de São Petersburgo, na Rússia. Em 2014, conquistou o bronze na Copa São Paulo.

Em 2013, Gilmara chegou à nona medalha (bronze - única medalha da Cidade neste ano na modalidade) conquistada por Praia Grande nos Jogos Abertos do Interior e manteve-se como a recordista individual da Cidade no evento. Venceu o torneio da primeira divisão dos Jogos Regionais (único ouro da Cidade neste ano na modalidade), a Copa São Paulo, foi vice-campeã paulista universitária e conquistou o bronze no Paulistão Sênior.

Em 2012, Gilmara foi campeã regional, estadual do Interior, paulista e brasileira universitária; vice-campeã paulista sub-20; e conquistou o bronze no Paulistão por faixas, na Copa São Paulo, no Brasileiro Regional, nos Jogos Abertos do Interior e no Estadual sub-23. Em 2011, foi campeã dos Jogos Abertos Brasileiros, Estadual do Interior, da fase regional dos Jogos da Juventude e do Torneio José Vidal Sion/Santos; vice-campeã paulista sub-23, sub-20 e regional. Conquistou prata no judô e bronze na luta olímpica dos Jogos Abertos do Interior; terceiro lugar no 25º Troféu São João Tênis Clube/Atibaia.

Em 2010, entrou para a história do esporte de Praia Grande. No 74º Jogos Abertos do Interior, tornou-se a primeira atleta da Cidade a conquistar dois ouros numa mesma edição do certame e em duas modalidades diferentes. Ela foi campeã até 59 quilos, na luta olímpica; e no peso leve, no judô. Conquistou ainda, prata e bronze, nos torneios de judô por equipes e nague no katá (formas). Foi ainda, campeã Regional, Paulista Estudantil, do Estadual do Interior, do Torneio Virada Esportiva, da Copa Praia Grande e do Torneio Hajime Kobari; vice-campeã da Copa São Paulo, dos Jogos Regionais (em Guarujá), dos Jogos da Juventude e da Olimpíada Brasileira Escolar sub-18. 

Em 2009, sagrou-se campeã paulista por faixa. Ganhou medalhas de prata na Copa Revelação, no Campeonato Estadual e na Copa São Paulo. Chegou a integrar o Projeto Futuro/São Paulo e competir por Piracicaba. Em 2008, ganhou o Campeonato Paulista por Faixa e o Torneio Torichiro Suzuki/Registro. Obteve ainda, os vice-campeonatos da Copa Hinodê/São Bernardo do Campo e do Torneio Anual do Sport Club Corinthians Paulista. Conquistou medalhas de bronze no Torneio Periquito, promovido pela Sociedade Esportiva Palmeiras/São Paulo e na Copa Professor Hirosi Minakawa/Hebraica.

Nenhum comentário: