Páginas

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Futebol de PG encara Guarujá nos Jogos da Juventude

Duelo vale pela última rodada da fase sub-regional
Neste sábado (14), às 9 horas, no Centro de Treinamento Meninos da Vila, em Santos, a equipe masculina sub-19 de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) enfrenta o time da Prefeitura de Guarujá, na quarta e última rodada da fase sub-regional (reúne times da Baixada Santista) dos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos, evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). 

No último sábado (7), no mesmo local, o time municipal comandado pelo professor Éber Luiz da Costa, o Lelê, empatou, em 0 a 0, com a turma da Prefeitura de Santos. Nas rodadas anteriores, o grupo local perdeu, por 1 a 0, para as equipes de São Vicente e Cubatão. O grupo é coordenado pelo chefe de divisão de Treinamento, Esporte de Competição da SEEL, Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão.

Futsal – As equipes feminina e masculina sub-19 de Praia Grande encerraram a participação nos Joguinhos. Na última sexta-feira (6), no Ginásio do Centro Esportivo Aramando Cunha, em Cubatão, na última rodada da fase sub-regional, as meninas da Cidade perderam, por 3 a 0, para Santos; e os rapazes por 3 a 1. Assim, as duas seleções foram eliminadas.

Nos jogos anteriores, comandadas pelo técnico Fernando César Boleli, elas derrotaram Bertioga por 14 a 0. Sob orientação do professor Felipe Sá Cabral, eles ganharam de Guarujá, por 12 a 2; Cubatão, por 7 a 2; e empataram com São Vicente, em 1 a 1. Os grupos são coordenados por Paulo Roberto Peres Ramos.
Handebol - Na segunda e última rodada da fase sub-regional dos Joguinhos. No Ginásio Tejereba, em Guarujá, as equipes feminina e masculina sub-19 de Praia Grande venceram os times da Prefeitura de Guarujá. Os meninos ganharam por 25 a 19 e as meninas por 20 a 18. Apesar das vitórias, os dois times foram eliminados do torneio isso porque na estreia elas foram derrotadas, por 19 a 13, por Cubatão; e eles por 18 a 13 por Santos.

Basquete – A equipe de basquete masculina sub-19 de Praia Grande já está qualificada à fase regional dos Joguinhos (que só ocorre em julho). Nas partidas realizadas na etapa sub-regional, no Ginásio Mágic Paula (Bairro Antártica), o grupo municipal venceu, por 79 a 37, a turma da Prefeitura de Cubatão; e por 71 a 28, a seleção de Guarujá. Ainda não há definição de datas dos duelos regionais.

Vôlei - A equipe de vôlei feminino sub-19 de Praia Grande também está qualificada à fase regional dos Joguinhos. Atuando no Ginásio Mirins III (Bairro Canto do Forte), em Praia Grande, as atletas da Cidade derrotaram, por 2 sets a 0, os grupos das Prefeituras de Cubatão e São Vicente. Já na disputa masculina, o selecionado praia-grandense de vôlei perdeu, por 2 a 0, para Cubatão e foi eliminado na fase sub-regional do torneio estadual.

Regional – Outras equipes de Praia Grande qualificaram-se diretamente à fase regional do torneio. É o caso do atletismo, ginástica artística, judô e natação, masculina e feminina; do tênis masculino; e da ginástica rítmica desportiva (GR) feminina. Assim, de 14 modalidades existentes, a Cidade disputa 11; não competindo no tênis de mesa, futebol feminino, jogo de damas mistas e basquete feminino. 

O certame envolve cidades da Baixada Santista, na primeira fase (sub-regional). Na sequência, vem a fase regional, na qual as disputas englobam cidades do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, mais os campeões da sub-regional. Por fim, chega-se à fase estadual, reunindo as 12 cidades campeãs regionais mais a delegação do município-sede. A 28ª edição dos Jogos Abertos da Juventude tem final estadual agendada de 9 a 18 de outubro, em local ainda não definido. 

Retrospecto – Em 2013, a SELJ não realizou a fase final dos Joguinhos. Um total de 90 atletas de Praia Grande qualificou-se para disputar a etapa final. Representaram a Cidade, as seleções de atletismo masculina e feminina (M/F); futsal M/F, judô M/F, ginástica artística M/F, ginástica rítmica desportiva (GRD) F, natação M/F e tênis M. Todas foram ganhadoras das etapas regionais e sub-regionais.

Em 2012, em Presidente Prudente, a delegação municipal de 60 atletas, em cinco modalidades, faturou 20 medalhas (oito ouros, quatro pratas e oito bronzes) na final estadual dos Joguinhos. Foi o melhor resultado da Cidade na competição. Por equipes, as judocas e as ginastas foram campeãs gerais pela primeira vez. A equipe de atletismo feminino foi quarta colocada, posição inédita. A turma do handebol ficou em sétimo lugar. As meninas da GRD obtiveram um histórico 13º lugar. O time de atletismo masculino acabou na 25ª colocação.

Em 2011, na cidade de Osvaldo Cruz, a delegação local de 50 competidores em cinco esportes, obteve 11 medalhas (cinco ouros, três pratas e três bronzes). Por times, o judô feminino de Praia Grande sagrou-se vice-campeão. As meninas da ginástica artística terminaram em terceiro lugar. O grupo do handebol masculino garantiu o quinto posicionamento. O time masculino de judô ficou na sétima posição. As garotas do atletismo acabaram na oitava colocação. O selecionado de Ginástica Rítmica Desportiva encerrou em 16º lugar. Os meninos do atletismo foram 33º colocados.

Nenhum comentário: