Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Judoca de PG compete na Copa de Berlim


Integrando a seleção brasileira sub-18, a atleta de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) Thamiris Anacleto Néris Cabral, peso leve (48 a 52 quilos), disputou a Copa de Berlim, na Alemanha, no  sábado (3/5). O evento faz parte do Circuito Europeu da categoria cadete e somou pontos para os rankings mundial da Federação Internacional (IJF) e brasileiro da Confederação nacional (CBJ).

Na estreia do torneio germânico, Thamiris venceu a alemã Lea Heurich. Na sequência, derrotou a italiana Chiara Martinetto e a belga Anouk Maekelberg. Na fase quartas de final (oito melhores), a judoca de Praia Grande perdeu para a alemã Patrycia Szekely (que acabou sendo campeã da competição). Na repescagem, ela foi superada por outra atleta da casa: Pauline Starke.

“Sem dúvida, foi a competição mais forte que já disputei. O nível técnico estava muito alto, com a presença de algumas das melhores atletas do mundo”, avaliou Thamiris. “Fiz o meu melhor e vou continuar treinando forte para representar cada vez melhor meus país e minha cidade. Quero disputar uma Olímpiada”.

Dados – Neste ano, também em Berlim, na Alemanha, Thamiris integrou a equipe brasileira que venceu a seleção do Canadá no Desafio Internacional de Judô. Ao todo, 14 atletas de cada país lutaram e o Brasil venceu 11 lutas, empatou uma e perdeu duas. Em Bad Blankemburg, ainda em solo germânico, ela terminou em sétimo lugar na Thiringia Cup, primeira etapa do Circuito Mundial sub-18.

Este é o primeiro ano que Thamiris integra a seleção brasileira. A judoca de Praia Grande chegou ao selecionado verde e amarelo após a conquista da medalha de prata na seletiva nacional realizada em 2013, em Vitória, no Espírito Santo. O grupo municipal tem comando de Danusa Shira Bittencourt, Alberto Silva Bittencourt e Rodrigo de Matos.

Dados – Nascida em São Paulo, Thamiris veio morar em Praia Grande com 4 meses. Reside no Bairro Tupi, com a avó Cleonice. Ela iniciou no esporte aos seis anos, na escolinha do Ocian Praia Clube, com o professor Fernando Wagner Patti. Antes do judô, exercitava-se na natação. Estuda no Colégio Objetivo. Em 2014, foi campeã regional. Em 2013, sagrou-se vice-campeã da seletiva nacional para a formação do grupo de 2014, após vencer seis lutas e perder uma.

Conquistou medalha de ouro por equipes nos Jogos Escolares da Juventude (antes chamados de Olimpíadas Brasileiras Escolares). Sagrou-se campeã regional sub-18 e estadual escolar. Em 2012, foi ouro no Regional e no Estadual do Interior. Ganhou os bronzes no Paulista Juvenil e na Copa São Paulo. Em 2011, sagrou-se campeã pan-americana, brasileira, paulista, regional, da Olímpiada Brasileira Escolar. Foi vice-campeã estadual do interior e Paulista Interdelegacias; e assegurou o bronze na Copa São Paulo. Em 2010, foi vice-campeã do Meeting Sul Brasileiro.

Thamiris Anacleto integra time nacional sub-18

Nenhum comentário: