Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

PG recebe disputas dos Jogos Escolares do Estado

Competição envolve alunos de 15 a 17 anos
A Cidade de Praia Grande recebe em agosto disputas válidas pelos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), categoria infantil (15 a 17 anos), etapa um (só envolve escolas estaduais). O evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) conta com apoio das Secretarias Estaduais de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; e Secretaria de Esporte e Lazer de Praia Grande.

No dia 7 de agosto, a partir das 8 horas, no Ginásio da SEEL (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi), ocorrem jogos de tênis de mesa feminino e masculino. No mesmo dia, às 10 horas, no Ginásio da Escola Estadual Professor Magali Alonso (ao lado do Ginásio da SEEL) ocorrem partidas de damas e xadrez, feminino e masculino.

Na pista municipal de Praia Grande (Rua José Bonifácio, 400, Bairro Sítio do Campo), a partir das 10 horas, ocorre o torneio de atletismo feminino e masculino. No dia 8 de agosto, a partir das 10 horas, no Ginásio Mirins III (Avenida Maurício José Cardoso, 135, Bairro Forte), há confrontos de futsal e handebol, feminino e masculino.

Dados - Segundo o regulamento oficial da disputa, o JEESP é realizado em quatro categorias: pré-mirim (até 12 anos), mirim (13 e 14), infantil (15 a 17) e juvenil (18). Para alunos com deficiência física, intelectual e visual, há as divisões A (12 a 14 anos) e B (15 a 17). Cada uma tem uma fase final em local diferente. No geral, disputam-se as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; e para pessoas com deficiência (PcD): bocha, futebol de cinco e sete; goalball, basquete e tênis em cadeiras de rodas e vôlei adaptado.

A competição é dividida em quatro etapas. Na primeira, participam apenas escolas estaduais (inclusive as técnicas). Na segunda, disputam instituições de ensino municipais, privadas e técnicas federais. Na terceira, todas as unidades escolares são envolvidas. Na quarta, reúnem-se os campeões das etapas anteriores. Além das etapas, há a divisão por fases. A primeira fase do torneio é a inter diretorias que reúne escolas representadas pela Diretoria de Ensino (DE) local; no caso de Praia Grande, a Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV) que reúne ainda as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A segunda fase é a regional que aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) e DE de Registro (Registro, Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Jacupiranga, Paraquiera-Açu, Eldorado, Sete Barras e Cananéia). 

Nos esportes coletivos, os vencedores das etapas regionais classificam-se diretamente para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional (antiga Olimpíada Brasileira Escolar). Já nas modalidades individuais (como atletismo e natação, por exemplo), eles qualificam-se para a Seletiva Escolar Estadual. Passando por mais esta etapa, eles avançam ao JEJ. Além do site do JEESP, outras informações podem ainda ser obtidas no site www.selj.sp.gov.br.

Nenhum comentário: