Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

Jogos da Maturidade reúnem pessoas com mais de 50 anos


Pela primeira vez, os Jogos da Maturidade de Praia Grande vão reunir atletas com mais de 50 anos. Até ano passado, a idade mínima para participar era de 60 anos. A mudança deu-se após avaliação das equipes organizadoras da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), Secretaria de Promoção Social (Sepros) e Subsecretaria de Ações de Cidadania. 

“Achamos interessante abaixar a idade para oportunizar a participação de mais moradores da Cidade”, afirmou o secretário de Esporte José Carlos de Souza. “A competição é salutar, mas nesse tipo de evento, damos prioridade à socialização e inclusão por meio do esporte. O poder público municipal busca incentivar a prática da atividade física para a turma da melhor idade”.
Inscrições - As equipes interessadas em participar da quarta edição dos Jogos da Maturidade de Praia Grande (que reúne atletas com mais de 50 anos) podem se inscrever até 21 de março, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; e no dia 22 de março, das 8 às 11 horas, na sede da SEEL (Avenida Ministro Marcos Freire, 33.579, Bairro Tupiry). 

No dia 5 de abril, ocorre o congresso técnico da disputa municipal. No dia 8, realiza-se o torneio de atletismo. No dia 11, há eventos de damas, tênis de mesa e xadrez. No dia 12, é a vez da natação. No dia 18, bochófilos, malhistas e tenistas competem. No dia 20, há jogos de buraco, dominó e truco. Nos dias 19 e 24, desenvolve-se a competição de vôlei adaptado. No dia 25, está programado o torneio de dança de salão e a festa de encerramento. 

Os Jogos da Maturidade de Praia Grande têm divisão de faixa etária por modalidade: atletismo e natação (categorias 50 - 50 a 54 anos, 55 - 55 a 59 anos, A – 60 a 64 anos, B – 65 a 69, C – 70 a 74, D – 75 a 59, E – 80 a 84 e F – mais de 85); dança de salão, tênis, tênis de mesa e vôlei (A – 50 a 59, B - 60 a 60 e C – mais de 70); bocha, damas, buraco e truco (carteado), dominó, malha e xadrez (categoria única – mais de 60 anos).

Cada modalidade soma pontos para as Associações na classificação geral, assim como na pontuação dos Jogos Regionais. Esta pontuação é que define a entidade campeã geral do evento. O primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo fatura sete. O terceiro, seis; o quarto, cinco; o quinto, quatro; o sexto, três; o sétimo, dois; e o oitavo, um ponto. Todos os participantes recebem um ponto de bonificação, por modalidade e sexo. Quando há empate de equipes na mesma posição dobram-se os pontos e divide pelo número de times empatados.

Retrospecto - Em 2016, o evento reuniu mais de 300 desportistas de nove entidades. O selecionado do Conviver do Bairro Caiçara sagrou-se campeão geral com 177 pontos. Na sequência terminaram os grupos da Associação da Terceira Idade Solemar (ATIS) com 139; Conviver Guilhermina com 104; Associação Amigos do Jardim Real com 103,5; Conviver São Jorge com 91,5; Conviver Boqueirão com 53; Conviver Ocian com 59; Associação dos Amigos do Balneário Marambaia com 18; e Associação Amigos do Jardim Solemar II com 13.

Em 2015, o grupo da Sociedade Amigos da Vila Caiçara (Bairro Caiçara), com 179 pontos, sagrou-se campeão geral da segunda edição dos Jogos da Maturidade. Depois terminaram os times da Associação Amigos do Boqueirão (Boqueirão), com 124; e Associação Amigos do Jardim Real (Real), com 98. Em 2014, o grupo da Associação Amigos do Distrito de Solemar (Bairro Solemar) obteve o título de campeão geral. Na sequência acabaram as equipes do Centro Social de Ação Comunitária do Conjunto Habitacional Recanto do Forte - CESAC/Cohab (Canto do Forte) e Associação Amigos do Jardim Guilhermina (Guilhermina).

Nenhum comentário: