Páginas

terça-feira, 16 de maio de 2017

Caratecas faturam nove medalhas no Paulistão Júnior, sub-21 e Máster

Caratecas de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer - SEEL) faturaram nove medalhas (quatro ouros, uma prata e quatro bronzes) na fase final do 40º Campeonato Paulista de Caratê, categorias júnior (16 e 17 anos), sub-21 (18 a 20) e máster A (36 a 39), B (40 a 43), C (44 a 46), D (47 a 49), E (50 a 55) e F (mais de 56), feminina e masculina. O evento realizado no  sábado de 13 de maio,  ocorreu no Ginásio do Complexo Esportivo Dorival Raymundo, em Itupeva.

Mais de 20 atletas de Praia Grande participaram do evento regido pela Federação Estadual (FPK) com chancela da Confederação Brasileira (CBK). No total, competiram mais de 500 caratecas, de 153 agremiações. Aconteceram torneios de katá (exibição de movimentos) e kumitê (luta). Existe também divisão por peso e graduação (kyu). Quanto menor o kyu (faixa), mais evoluído é o atleta: branca (6º kyu), amarela (5º), laranja (4º), verde (3º), azul ou roxo (2º), castanho ou marrom (1º).

A equipe da Academia Gladiators (sensei Rodrigo Inácio - Bairro Tupi) conquistou três ouros e um bronze. O grupo da Yamato Dojo (Carolina Ramalho - Anhanguera) faturou um primeiro lugar. A turma da Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues – Samambaia) ganhou uma prata e dois bronzes. O time da Seikan (Márcio Papi – Tupi) garantiu uma terceira colocação. Já o selecionado da Yoshimura Kyokai (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão) não subiu no pódio. 

Vale frisar que para chegar à final estadual os caratecas praia-grandenses tiveram que ficar entre os quatro primeiros colocados em pelo menos uma das cinco etapas classificatórias realizadas em março e abril, nas cidades de Praia Grande, Louveira, Franca, Presidente Prudente e São Paulo, Capital. Os campeões paulistas integrarão a seleção do Estado na disputa do Campeonato Brasileiro Zonal, em junho.

Dados - No ano passado, os caratecas de Praia Grande obtiveram 10 medalhas (quatro ouros, três pratas e três bronzes) no evento estadual. No total, 152 agremiações competiram. Destaque para a medalha de bronze conquistada pelo integrante da equipe da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande Patric Arantes, no kumitê, categoria júnior, 6º a 3º kyu, peso menos de 61 quilos. O grupo local é comandado pelo professor Luiz Fernando de Almeida Antunes.

Já a turma da Kami Dojo (sensei Ronaldo Rodrigues – Bairro Samambaia) conquistou dois ouros e dois bronzes. A equipe da Academia Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi) faturou um ouro e uma prata. O grupo da Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra) também garantiu um ouro e uma prata. O time da Seikan (Márcio Papi – Tupi) obteve uma prata. O selecionado da Yoshimura Kyokai (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão) não subiu no pódio. Em 2015, caratecas de Praia Grande faturaram 13 medalhas (cinco ouros, uma prata e sete bronzes) no Paulistão Júnior, sub-21 e máster. Em 2014, faturaram cinco medalhas (um ouro e quatro pratas). Em 2013, obtiveram 11 medalhas (quatro pratas e sete bronzes)

Nenhum comentário: