Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

Praia Grande é candidata a sede dos Jogos Escolares da Juventude

Representando o Estado de São Paulo, a Cidade de Praia Grande - juntamente com Santos - é candidata a sede dos Jogos Escolares da Juventude, categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, competição regida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Há outras três concorrentes: João Pessoa, na Paraíba (sede de 2016); Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná.

Nesta quarta-feira (8), às 16 horas, na Prefeitura de Santos, integrantes do COB, e das Prefeituras de Praia Grande e Santos, encontram-se para reunião administrativa. Na quinta e sexta-feiras (9 e 10), o grupo de trabalho do governo federal visita as cidades de Praia Grande e Santos, visando vistoriar ginásios, piscinas, pistas, a infra-estrutura de alojamento disponibilizada pelas Cidades, entre outras situações. 

Em Praia Grande, a equipe de vistoria observa a pista de atletismo, Palácio das Artes, kartódromo, Centro de Excelência de Judô (Tupi), Ginásios da Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL (Tupiry), Falcão (Mirim), Magic Paula (Antártica), Mirins III (Canto do Forte), Rodrigão (Tupi), e dos Bairros Caiçara, Samambaia e Sítio do Campo.

A competição nacional está programada para ocorrer em setembro (12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos), e reúne mais de três mil desportistas de todo o país, em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. 

Dados - A competição começou em 1969, com organização do Ministério do Esporte e denominada na época de Jogos Estudantis Brasileiros. De 1976 a 2004, passou a ser chamada de Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Na década de 1990, a Lei Agnelo/Piva (10.264/01) estabeleceu o repasse de 10% dos recursos destinados às loterias para os Comitês Olímpico e Paraolímpico visando uma maior difusão do desporto escolar.

Em 2005, a competição trocou de nome mais uma vez e tornou-se Olimpíadas Escolares. No ano seguinte, passou a ser denominada Jogos Escolares da Juventude. O evento integra alunos da rede pública e privada do país, envolvendo milhares de jovens de 12 a 14 e 15 a 17 anos. Para participar do evento é necessário passar por seletivas municipais e estaduais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam a escola de origem.

Entre os objetivos da competição estão fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte; e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos.

Nenhum comentário: