Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

Jogos Regionais têm novas regras: 1ª e 2ª divisões são extintas

A Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) extinguiu, já para este ano, as disputas das primeira e segunda divisões dos Jogos Regionais (JR). Por outro lado, a categoria sub-21 está de volta. Assim, as cidades poderão escolher se querem competir na sub-21 ou adulta (idade livre). As mudanças foram confirmadas na última semana, após uma série de reuniões entre os dirigentes dos municípios e grupo de estudo da SELJ.

“Há muito tempo brigávamos pelo fim dessas duas divisões. Era algo que só confundia o público, a imprensa, e atrapalhava a logística das Cidades”, afirmou o secretário de Esporte José Carlos de Souza. “O retorno da sub-21 nos deixa muito felizes porque Praia Grande é uma localidade que revela talentos e forma jovens. Ficava muito difícil competir com times adultos, com altos salários e que disputavam até torneios internacionais”.

Ainda sem local definido, os 61º Jogos Regionais da primeira região (que inclui Praia Grande) ocorrem de 19 a 29 de julho. Vale frisar que em 2008, foram criadas as duas divisões. Segundo a SELJ, a ideia principal era tornar o torneio mais competitivo para as cidades que dispunham de menos investimento financeiro. Na prática, isso não ocorreu e muitas localidades simplesmente não mais participaram do evento.

Dados – Em 2016, nos Jogos Regionais de São Bernardo do Campo, a delegação de Praia Grande terminou em quinto lugar com 150 pontos na primeira divisão dos 60º Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região. O time local conquistou 67 medalhas (27 ouros, 25 pratas e 15 bronzes). É importante destacar que desde a criação das duas divisões, Praia Grande jamais foi rebaixada (para a segunda) e sempre se manteve entre as principais potências esportivas do Estado.

Nenhum comentário: