Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

PG estreia no Brasileirão da Terceira Idade

Equipe da Cidade enfrenta o selecionado de Santos
 
 
Nesta quarta-feira (16), a partir das 9 horas, em Santos, a equipe de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer - SEEL e Promoção Social Sepros-Conviver) enfrenta o time da Prefeitura de Santos, na primeira rodada do 12º Campeonato Brasileiro, evento promovido pela Confederação Nacional de Esportes Adaptados a Terceira Idade (CBEATI - pessoas com mais de 50 anos).

Ao todo, 10 equipes participam da competição: Prefeituras de Praia Grande, Santos, Bertioga e Guarujá; Associação Amigos do Jardim Guilhermina, Grupo da Terceira Idade Conviver Itanhaém, Grupo Conviver de Mongaguá, Centro de Referência do Idoso Antônio Bonfim de Aquino (CRIABA)/Cubatão, Associação Recreativa, Cultural e Esportiva (ARCE) Unidos de Peruíbe e Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) João Paulo II (Guarujá).

A competição envolve disputas de bocha-rafa, jogos de mesa (buraco, damas, dominó, supertranca e tranca), vôlei masculino e feminino (categorias A e B – divisão simbólica; e gold – atletas com mais de 70 anos). As equipes jogam todas contra todas, em turno e returno, qualificando-se as quatro melhores (em cada esporte) para as finais. O time municipal é comandado por Tarcísio de Almeida.

Dados – Em 2013, o time praia-grandense sagrou-se campeão geral do 11º Campeonato Brasileiro. Diferentemente de outros anos, desta vez a competição ocorreu em sistema de pontos corridos, ou seja, não houve um dia de disputas finais de cada modalidade. A turma da Secretaria de Esportes e Lazer de Bertioga ficou com vice-campeonato. Terceiro e quarto lugares para os times do Centro de Referência do Idoso Antônio Bonfim de Aquino (CRIABA)/Cubatão e Associação Recreativa, Cultural e Esportiva (ARCE) Unidos de Peruíbe.

O grupo praia-grandense conquistou o título geral do vôlei masculino A (divisão simbólica). Garantiu as medalhas de prata nos vôleis masculinos B e gold (atletas com mais de 70 anos), e no jogo de buraco (carteado). No vôlei feminino A, o time municipal ficou com o terceiro lugar. Nas disputas de bocha-rafa e jogos de mesa (damas, dominó, supertranca e tranca) a equipe local não subiu ao pódio.

Retrospecto – Em 2012, a equipe de Praia Grande sagrou-se vice-campeã do 10º Campeonato Brasileiro de Esportes Adaptados à Terceira Idade. O título geral ficou com o grupo do CRIABA/Cubatão. Na terceira posição, terminou o selecionado do Grêmio Esportivo Vida de Santos. Nas disputas finais, cinco equipes de Praia Grande subiram ao pódio. Os times de vôlei masculino (M) A e B; e feminina (F) B garantiram três medalhas de ouro. As meninas do vôlei feminino A ficaram com a prata. No jogo de damas, o grupo municipal assegurou a medalha de bronze.

Em 2011, o grupo local foi campeão geral, obteve quatro ouros (vôlei F A e B, buraco e damas) e duas pratas (bocha e vôlei M B). Segunda e terceira posições para o CRIABA/Cubatão e ARCE/Peruíbe. Em 2010, Praia Grande foi vice-campeã geral e conquistou quatro ouros (bocha, buraco, damas, e vôlei F A); e dois bronzes (supertranca e vôlei M B). Título para o ARCE/Peruíbe e terceiro lugar para Bertioga.

Em 2009, Praia Grande foi campeã geral, com quatro ouros (bocha, damas, vôleis M A e B); e dois bronzes (supertranca e vôlei F B). ARCE/Peruíbe e Guarujá ficaram em segundo e terceiro lugares. A CBEATI tem sede na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão).

Nenhum comentário: