Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Paratletas disputam 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Atletismo

Equipe da Cidade compete na Capital
De sexta-feira a domingo (3 a 5/8), a partir das 8 horas, no Centro ParaOlímpico Brasileiro, em São Paulo, na Capital, a equipe de atletismo para pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande (Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL e Educação – Seduc; Liga Praia-grandense de Atletismo) disputa a segunda etapa (total de três) nacional do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa Brasil, evento regido pelo Comitê Brasileiro (CPB).

Sob comando das professoras Daniela Eiko Itani e Mariam Mian, representam a Cidade as paratletas Gloria Poliana Platner do Amaral, 17 anos, classe T/F 54 (poliomielite, lesão medular e amputação); e Gabriela Mendonça Ferreira, 20 anos, T/F 12 (deficiente visual). As letras F correspondem às provas de campos. As letras T as disputas de pista. As paratletas de Praia Grande qualificaram-se para a etapa nacional do Circuito após ficarem entre os cinco primeiros colocados de cada prova na fase regional, realizada em fevereiro, no mesmo local. Na oportunidade, o time local faturou nove medalhas (três ouros, quatro pratas e dois bronzes).

O Circuito Loterias Caixa Brasil ParaOlímpico objetiva estimular o desenvolvimento do esporte para deficientes físicos, visuais e mentais. Os melhores atletas do certame (os três primeiros colocados do ranking final nacional, em cada modalidade e sexo) se credenciam para a Bolsa Atleta - programa de incentivo fiscal mantido pelo Ministério do Esporte. O CPB garante aos participantes hospedagem, alimentação e transporte interno. Há controle de doping em todas as etapas do torneio, com sorteio aleatório dos atletas escolhidos.

Retrospecto – Nas três etapas do Circuito Brasileiro de Paratletismo de 2017, a turma de Praia Grande conquistou duas medalhas (um ouro e uma prata). Na categoria T54, Glória Poliana venceu a prova dos 200 metros rasos para cadeirantes. Na T34 (paralisia cerebral/cadeirante), Rafael Alexandre de Oliveira foi vice-campeão nos 100 metros. Em 2016, nas três etapas nacionais do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa Brasil, Glória Poliana obteve os terceiros lugares nas provas de 100 e 400 metros. Em 2015, o grupo municipal faturou duas pratas. Em 2014, a turma de Praia Grande obteve quatro subidas ao pódio (dois ouros e dois bronzes). Em 2013, vieram duas pratas e dois bronzes

Nenhum comentário: