Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Renata dos Anjos conquistou títulos paulista e brasileiro em 2011 de canoagem

Em 2011, a canoísta Renata dos Anjos de Jesus, 15 anos, foi o destaque da equipe do núcleo do Programa Navega São Paulo de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc, em parceria com a Associação Turma do Remo). Competindo na classe 2 (intermediária), categoria sênior (15 a 24 anos), ela conquistou medalhas de ouro nos Campeonatos Paulista e Brasileiro; e na Copa Brasil de Canoagem Oceânica (provas de 15 e 18 quilômetros).

Renata também competiu na vela, classe dingue (barcos monotipos que foram construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais). No Campeonato Brasileiro, competindo ao lado de Karina Rochinha assegurou a quinta colocação. Foi medalha de prata na Regata de Abertura do Circuito Paulista, ao lado de Thaís Soares. Esta mesma dupla venceu a Regata de Aniversário de 465 anos da Cidade de Santos.

Residente no Bairro Nova Mirim, Renata começou a participar do Programa Navega SP de Praia Grande há seis anos. Na canoagem, conquistou muitas medalhas nas Regatas da Escola Naval e da Marinha do Brasil; e em etapas do Circuito Biatlo Atletas Solidários. Faturou medalha de prata nos Jogos Abertos do Interior de 2010, quando a competição foi realizada em Santos.

História – A jovem canoísta teve infância difícil. Para ajudar a mãe, ao lado do irmão mais velho, ela catava papelão e latas de alumínio nas ruas. Chegou a passar fome, além de inúmeras dificuldades sociais.

Aos 9 anos, sua vida mudou, quando o irmão a colocou no Programa de erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), unidade Bairro Melvi, promovido pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) de Praia Grande. Com os resultados obtidos, em 2012, Renata passa a receber a Bolsa-Atleta concedida pelo Governo do Estado.

“Conheci o Navega pela televisão. Hoje, considero uma experiência maravilhosa em minha vida, não me vejo fazendo outra coisa na vida a não ser canoagem. O esporte me proporcionou conhecer outros lugares como Angras dos Reis e Niterói, no Rio de Janeiro. Em 2012, quero participar do Campeonato Mundial que acontece nos Estados Unidos. Sonho em representar o Brasil numa Olimpíada”, concluiu Renata.

Nenhum comentário: