Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PG revela atletas em várias modalidades

Planejamento em longo prazo. Desde a criação em 2005, essa sempre foi à política desportiva implantada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Praia Grande. Neste trabalho, novos atletas começam a ser revelados na Cidade. E nas mais diversas modalidades. Apesar de terem chamado a atenção nesta temporada, eles devem brilhar mesmo nos próximos anos. Confira as revelações do esporte municipal:

Atletismo – Neste ano, Luis Gustavo Aguiar da Silva, categoria mirim (14 e 15 anos), prova do lançamento do martelo, sagrou-se campeão paulista e brasileiro, além de ter feito a melhor marca do ano na mirim, 56m40cm, novos recordes estadual e nacional. Natural de Praia Grande, Silva reside no Bairro Sítio do Campo e estuda no oitavo ano da Escola Municipal Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos.

No lançamento do disco, Felipe Simões de Barros, 16 anos, tornou-se o segundo melhor atleta do país, na categoria menores (16 e 17 anos). Ele sagrou-se vice-campeão brasileiro, com a marca de 49m51cm. Antes, já havia obtido medalha de prata no Campeonato Paulista. Em 2010, foi campeão paulista mirim. Natural de Praia Grande, reside no Bairro Quietude.

Canoagem - Em 2011, a canoísta Renata dos Anjos de Jesus, 15 anos, competindo na classe 2 (intermediária), categoria sênior (15 a 24 anos), conquistou medalhas de ouro nos Campeonatos Paulista e Brasileiro; e na Copa Brasil de Canoagem Oceânica (provas de 15 e 18 quilômetros). Ela também competiu na vela, classe dingue: venceu a Regata de Aniversário de 465 anos da Cidade de Santos; foi medalha de prata na Regata de Abertura do Circuito Paulista; e no Campeonato Brasileiro, assegurou a quinta colocação. Reside no Bairro Nova Mirim.

Caratê – No kumitê (luta), Gabriel Pereira Stankunas (Colégio Cultura), categoria infantil A (12 e 13 anos), peso menos de 40 quilos;conquistou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano. Terminou em terceiro lugar nos Campeonatos Paulista e Brasileiro. Em 2010, conquistou os títulos paulista, da Copa São Paulo e do Campeonato Brasileiro. Em 2009, faturou o título brasileiro. Em 2008, sagrou-se campeão do 11º Festival Internacional.

No kumitê, Jéssica Linhares de Paula (Escola Celestin Freinet), infantil A, 2º kyu e acima, peso menos de 40 quilos; sagrou-se campeã brasileira e paulista, e foi vice-campeã pan-americana. Em 2010, faturou medalha de bronze no 9º Mundialito. Em 2009, ganhou ouro no Paulistão e bronze no Brasileirão. Em 2008, foi ouro no katá no certame nacional.

Caroline de Lima, 16 anos (Colégio Objetivo, Classhouse e Estação Saúde), categoria katá (exibição de movimentos), classe júnior (16 e 17 anos); conquistou medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Caratê. Foi a única atleta da Cidade (na modalidade) a conquistar medalhas (bronzes) nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Sagrou-se bicampeã da Copa São Paulo, vice-campeã paulista, brasileira por equipe e terceira colocada (individual) no Brasileirão. Participou do Campeonato Sul-Americano de Caratê, mas foi derrotada por uma carateca peruana logo na estréia. Nascida em São Paulo, mora no Bairro Mirim há mais de 11 anos.

Sabrina da Silva Rodrigues, kumitê (luta), júnior (16 e 17 anos), menos de 59 kg; conquistou o quinto lugar no Campeonato Mundial. Ela faturou medalhas de prata no Campeonato Pan-Americano e de bronze no Campeonato Sul-Americano. Foi campeã paulista e terminou na quarta colocação no certame nacional. Nascida em São Paulo, reside no Bairro Forte desde os 9 anos.

Ginástica Artística – Kailane Araújo Fontes, 8 anos, sagrou-se campeã paulista prova individual geral (somatória de todos os pontos obtidos em cada aparelho). Rayssa Teodózio dos Santos foi vice-campeã dos Jogos Regionais, quarta posicionada nos Jogos Abertos do Interior e ficou em sétimo lugar no individual geral no Estadual Infantil (10 a 12 anos).

Judô - Em Buenos Aires, na Argentina, Thamiris Anacleto Néris Cabral (Colégio Piteco), peso meio-leve (40 a 44 kg), categoria pré-juvenil (13 e 14 anos), sagrou-se campeã pan-americana. Em João Pessoa, na Paraíba, obteve o primeiro lugar por equipes na Olímpiada Brasileira Escolar. Em Aracaju, Sergipe, foi campeã brasileira. Em São José do Rio Preto, São Paulo, obteve o título paulista. Foi medalha de ouro ainda, no Campeonato Regional e 15ª Copa Interestadual. Vice-campeã estadual do interior e do Paulista Interdelegacias. Assegurou medalha de bronze na Copa São Paulo. Nascida em São Paulo, reside no Bairro Tupi.

Em Ploiesti, na Romênia, Jhennifer Ferreira Ernandes, peso superligeiro (até 40 quilos), juvenil (15 e 16 anos), conquistou prata na etapa do Circuito Europeu. Em Balneário Camboriu, Santa Catarina, venceu o Campeonato Sul-Brasileiro. Em São Paulo, Capital, foi campeã paulista estudantil. Venceu o Campeonato Regional. Na cidade de Téplice, na República Tcheca, terminou em quinto lugar e outra etapa do Circuito Europeu.

Em Balneário Camboriu, Santa Catarina, Geovana Soares de Lima (Escola Municipal São Francisco de Assis), peso meio-médio (48 a 52 kg), pré-juvenil, faturou medalha de ouro no Campeonato Sul-Brasileiro. Em João Pessoa, na Paraíba, conquistou prata na Olímpiada Brasileira Escolar. Em São José do Rio Preto, São Paulo, foi vice-campeã estadual e do Paulistão Interdelegacias. Venceu a Copa São Paulo e o Campeonato Regional. Natural de São Paulo, mora no Bairro Guilhermina.

Em São Paulo, Capital, Sabrina Gabriela Oliveira de Araújo (Colégio Objetivo – Bairro Tupi), peso meio-médio (48 a 53 kg), pré-juvenil, conquistou medalha de ouro na final do Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016. Em São José do Rio Preto, São Paulo, obteve bronze no Paulistão. Foi campeã regional, estadual do interior e da 15ª Copa Interestadual; vice-campeã do Paulistão Interdelegacias; terceira colocada na Copa São Paulo.

Natação - Na final estadual do Campeonato Escolar Olímpico Rumo a 2016, Beatriz dos Santos Paiva de Oliveira (Colégio Professor Paulo Freire - Bairro Guilhermina), classe mirim (12 a 14 anos), conquistou três medalhas (uma prata nos 50 metros costas, dois bronzes nos 50 peito e 100 costas). Foi campeã do Campeonato Estudantil e do Meeting Estudantil.

Skate - Gabriela Pereira Mazetto, 14 anos (Nobre, Ware House e Oficial) venceu a categoria feminina 2 (iniciante) do Skate para Meninas Street Show, certame organizado pela Prefeitura de São Paulo, com chancela da Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Evento considerado pela CBSK como o mais importante e reconhecido tecnicamente da categoria feminina no Brasil e na América Latina. Natural de Praia Grande, reside no Bairro Quietude.

Surfe - Leandro Cruz, foi o destaque local no 23º Torneio Hang Loose Surf Attack (Circuito Estadual de Surfe Amador), evento regido pela Federação Paulista (FPS), tem chancela da Confederação Brasileira (CBS). Cruz competiu em duas categorias. No ranking final da competição (somatória dos pontos obtidos pelos atletas em cada etapa do evento), na júnior (17 e 18 anos), ele ficou na sexta colocação. Na mirim (15 e 16 anos), garantiu a sétima posição. Em setembro, na Praia do Bairro Agenor de Campos, em Mongaguá, na mirim, Cruz conquistou medalha de prata na terceira etapa do evento estadual.

Tênis de mesa - Lívia Sanches Dias, categoria mirim (12 e 13 anos), na segunda etapa da Copa Brasil (certame organizado pela Confederação Brasileira – CBTM), garantiu a terceira colocação. Na terceira etapa, subiu duas vezes no pódio: no rating J conquistou o vice-campeonato; e na classe mirim, faturou o terceiro lugar. Lívia foi vice-campeã de três etapas do Torneio do Ranking Paulista e conquistou medalha de bronze na quarta e última. Faturou também medalha de prata no Campeonato Estadual Individual.

Integrou a seleção municipal que assegurou as terceiras posições nos Jogos Regionais e Abertos do Interior; além da segunda colocação na fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude. Em três etapas do Torneio Regional Paulista, Lívia acumulou três medalhas de prata. Na Copa Corpo em Ação, acabou em terceiro lugar. Natural de Praia Grande, reside no Bairro Tupi.

Vela – Na categoria sub-15 do Campeonato Mundial de Open Bic, o praiagrandense Vitor Sudbrack Fernandes terminou na 16ª colocação. Ele competiu contra 77 atletas, de mais de 10 países. Conquistou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro sub-15 de open bic e na 38ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Nascido em Praia Grande, mora no Bairro Forte.

Xadrez - Arquias Sófocles Guimarães Cruz, 13 anos, terminou na quarta posição do Campeonato Estadual sub-14 e em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro infantil (sub-14). Faturou medalha de bronze nos Jogos Regionais de Santo André. Em 2010, obteve a mesma colocação nos Jogos Regionais. Em 2009, foi quinto colocado no Paulistão sub-12. Natural de Praia Grande, reside no Bairro Forte.

Nenhum comentário: