Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Inédito: Meninas de PG são bicampeãs no futsal mirim do JEESP

Pela primeira vez, um time de Praia Grande sagrou-se bicampeão consecutivo (2017 e 2018) do torneio de futsal feminino mirim (13 e 14 anos) entre Escolas Estaduais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). O feito coube as meninas da EE Deputado Rubens Paiva (Bairro Samambaia) que no último domingo (16), em Americana, representaram com muito brilho a Região Metropolitana (Diretorias de Ensino de Santos, São Vicente e Registro).

Para chegar ao título, a equipe municipal venceu às fases interdiretorias, regional e estadual, totalizando 10 jogos, nove vitórias, uma derrota, 41 gols feitos e 14 sofridos. Após a medalha de ouro na disputa entre Escolas Estaduais, as meninas de Praia Grande enfrentaram a turma do Colégio Presbiteriano de Guarulhos (campeã entre as Escolas Particulares) na decisão geral. Contudo, dessa vez, elas perderam por 6 a 0.

"A competição começou com 5.800 escolas e nós conseguimos chegar no lugar mais alto do pódio", destacou o técnico da equipe de Praia Grande professor Fabiano Nepomuceno. "Estou muito feliz e orgulhoso demais das nossas alunas guerreiras que contra todos os obstáculos, dores e cansaço deram o melhor. Levaram o nome de Praia Grande com muita honra e dignidade. É um grupo vencedor".

Jogaram por Praia Grande Letícia Mariana Silva Sodré, 11 anos; Mikaely Lima da Silva, 12; Aline Vitória de Lima Souza, 13; Luiza Cavalleiro de Freitas, 13; Dandara Gabrielly Alves Rosseto, 13; Camili Cibeli do Vale Soares, 14; Fernanda Vitória de Souza Lima, 14; Gabrielly Maria da Silva Ribeiro, 14; Heloisa Duarte Pereira, 14; Isabella Batista de Souza Lopes, 14; Larissa Krislean da Silva, 14; Raphaela Gouveia de Campos, 14; Thamyres Eduarda da Silva Ribeiro, 14; e Yasmim Ferreira Silva Reverte, 14. Técnico: Fabiano Nepomuceno da Silva. Auxiliar: Daniel de Lima Melo.

Dados - Em 2017, o selecionado da EE Deputado Rubens Paiva de Praia Grande foi o único da Região Metropolitana (Diretoria de Ensino de Santos) conquistou uma medalha de ouro na fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, na categoria mirim (13 e 14 anos). Na decisão do torneio de futsal, as meninas da Cidade ganharam da EE Francisco Abreu Sodré, de Ubirajara (cidade da Região de Bauru), por 2 a 1. 

Na semifinal, golearam a EE Professora Vaniole Dionyzio Marques Pavan, de Araçatuba, por 8 a 2. Na segunda fase de grupos, derrotaram a EE Romana Cunha, de Santa Bárbara D’Oeste, por 5 a 0; a EE Professor Antônio Martins da Silva, de Jacareí, por 2 a 1; e empataram com a EE Djalma Forjaz, de Porto Ferreira, em 1 a 1. Na primeira fase de grupos, venceram a EE Jardim das Rosas, de Serrana, por 4 a 1; EE Carlos Maximiliano dos Santos, de São Paulo, por 3 a 0; perderam para EE Doutor José Leme Lopes, de Guarulhos, por 1 a 0.

Regras - Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são divididos em quatro etapas. Na primeira, participam apenas escolas estaduais (inclusive as técnicas). Na segunda, disputam instituições de ensino municipais, privadas e técnicas federais. Na terceira, todas as unidades escolares são envolvidas. Na quarta, reúnem-se os campeões das etapas anteriores. Além das etapas, há a divisão por fases. 

A primeira fase do torneio é a inter diretorias que reúne escolas representadas pela Diretoria de Ensino (DE) local; no caso de Praia Grande, a Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV) que reúne ainda as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A segunda fase é a regional que aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) e DE de Registro (Registro, Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Jacupiranga, Paraquiera-Açu, Eldorado, Sete Barras e Cananéia). A terceira e última fase é a decisão estadual para a qual qualificam-se os vencedores das Regionais mais o time da Cidade sede.

No total, há 15 Diretorias de Ensino no Estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Capital. Logo, somando-se o time da cidade-sede, 16 equipes competem pelo título estadual escolar. Outras informações podem ser obtidas no site www.selj.sp.gov.br.

Campanha - Confira todos os resultados do time de futsal feminino mirim da Escola Estadual Deputado Rubens Paiva de Praia Grande na fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo de 2018:

Fase Interdiretoria
única inscrita

Fase Regional
EE Deputado Rubens Paiva/PG 2 x 1 EE Willian Aureli (DE Santos) 
EE Deputado Rubens Paiva/PG 3 x 1 EE Maria Antônia Chules Pincesa (DE Registro) 

Fase Estadual
1ª fase - grupo A
EE Deputado Rubens Paiva/PG 8 x 1 EE Oswaldo Schiavon/Bebedouro
EE Deputado Rubens Paiva/PG 3 x 1 EE Pedro Pedrosa/Nhandeara
EE Deputado Rubens Paiva/PG 3 x 4 EE Carlos Santos/São Paulo
2ª fase - grupo G
EE Deputado Rubens Paiva/PG 6 x 1 EE João Gobbo/Taguaí
EE Deputado Rubens Paiva/PG 7 x 3 EE Romana Cunha/Santa Bárbara D´Oeste
EE Deputado Rubens Paiva/PG 4 x 2 EE Eduardo Velho/Piratininga
semifinal
EE Deputado Rubens Paiva/PG 2 x 1 EE Cyro Barreiros/Guarulhos
final
EE Deputado Rubens Paiva/PG 3 x 1 EE Porto Primavera/Rosana
(campeã entre as Escolas Estaduais)

final Escola Estadual x Escola Particular
EE Deputado Rubens Paiva/PG 0 x 6 Colégio Presbiteriano/Guarulhos.

Nenhum comentário: