Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Enxadristas disputam Brasileirão Escolar

Dois atletas da equipe de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL) disputaram o Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez, evento regido pela Confederação Brasileira (CBX) com organização de Casa do Xadrez Escola e Clube. A competição, finalizada no último domingo (23/09), ocorreu na cidade de Caxambu, em Minas Gerais. 

Competindo na categoria do 2º ano do Ensino Médio João Paulo Amorim Agrela (Colégio Objetivo Praia Grande - Bairro Tupi) terminou em 10º lugar, ao conquistar duas vitórias, um empate e três derrotas. Já Gabriel Estevão Rodrigues (Objetivo PG) ficou na 13ª colocação ao obter dois empates e três derrotas. O título da disputa ficou com Ricardo Yoshida (Colégio Augusto Laranja/São Paulo).

Em junho, no Campeonato Paulista Escolar, Gabriel Estevão Rodrigues terminou na sétima colocação e Agrela não participou. Competindo na categoria 8º ano do Ensino Fundamental II, Heitor Mathias Lourenço (Colégio Passionista Santa Maria de Praia Grande) ficou em quarto lugar. Ele não competiu no Brasileiro. O trio de Praia Grande recebe orientação técnica da professora Rosângela Domingos de Andrade Coelho.

Retrospecto - No Brasileirão Escolar de 2017, realizado no Parque Vila Germânica, no município de Blumenau, em Santa Catarina, dois atletas de Praia Grande entraram em ação. Na categoria do primeiro ano do ensino médio, o praia-grandense João Paulo Amorim Agrela (Colégio Objetivo PG) terminou em quarto lugar. Já Gabriel Estevão Rodrigues (Objetivo PG) foi o 13º melhor. Em 2016, em Poços de Caldas, nas Minas Gerais, João foi o 20º melhor e Gabriel o 26º. 

Treinos - A SEEL de Praia Grande disponibiliza gratuitamente para os munícipes polo de iniciação e treinamento competitivo de xadrez. A modalidade é recomendada para todas as idades, mais precisamente para as crianças, pois estimula o raciocínio e o desenvolvimento intelectual. As aulas ocorrem no Ginásio Magic Paula (Avenida do Trabalhador, 4111, Bairro Antártica), de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h; e no Espaço Conviver Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, Bairro Boqueirão), às sextas-feiras, das 17h às 21h. 

Para participar da atividade, os interessados devem se inscrever no local dos treinamentos. Os menores de 18 anos precisam apresentar, além do próprio documento de identidade, autorização do responsável e comprovante de residência. Os materiais para a prática da modalidade são disponibilizados pela própria SEEL. 

Nenhum comentário: