Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

PG encerra participação no Estadual de Futebol

As equipes de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL - e Liga de Futebol Amador de Praia Grande - LFAPG) encerraram a participação na fase sub-regional do 47º Campeonato Estadual de Futebol, evento organizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). No último sábado (22/09), no Campo da Ponte Preta, em Guarujá, na terceira e última rodada, a equipe masculina sub-17 da Cidade empatou com Guarujá em 0 a 0.

Como nas partidas anteriores (disputadas no Campo do Magic Paula, em Praia Grande), os rapazes da Cidade perderam para São Vicente por 2 a 0 e Guarujá venceu São Vicente por w.o. (win out - ausência); o grupo Guarujaense ficou com a vaga para a próxima etapa da competição. Já os times de Praia Grande e São Vicente foram eliminados. 

Jogaram por Praia Grande Allan Vieira, Denilson Félix, Diego Jesus, Gabriel Fontes, Gustavo Cardoso, Henrique Lopes, Hernandez Fonseca, Hugo Lames, João Victor Santos, Juan Oliveira, Kauan Santana, Leonardo Martins, Luiz Gustavo Ribeiro, Matheus Moura, Nichollas Oliveira, Paulo Ricardo Silva, Rafael Benigno, Rinaldo Leite Júnior, Rodrigo Seixas, Silas Guglielmetti Júnior e Yuri Madeira. Técnico: Éber Luiz Costa. Auxiliares: Carlos Tavares e Gerson Domingues.

Feminino - A equipe feminina sub-17 de Praia Grande também foi eliminada na fase sub-regional do 47º Campeonato Estadual de Futebol. Nas partidas realizadas, as meninas da Cidade empatam em 0 a 0 com São Vicente no primeiro confronto e perderam por 2 a 0 no segundo. Assim, a turma vicentina qualificou-se para a etapa Regional.

Competiram por Praia Grande Aline Penariotti, Ana Beatriz Silva, Angélica Pascoal, Gabrielle Ferreira, Geovana Teixeira, Giulia Gasparini, Isabela Royo, Giovanna Bronzere, Isabelly Menezes, Jennifer Nakaue, Letícia Batista, Luiza Soares, Maria Eduarda Cordeiro, Mariana Telles, Thayline Soares, Victória Marques e Vitória Santana. Técnico: Marcos César Jardim. Auxiliares: Dauane Souza e Severino Adelino. 

Dados - Segundo o regulamento do Campeonato, primeiro ocorre a fase Sub-regional, onde as equipes da Baixada Santista jogam entre si, em turno único. Segundo, vem a fase Regional, na qual as disputas envolvem as cidades vencedoras da sub-regional, do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. Por fim, chega-se à fase estadual, onde se reúnem os vencedores das duas primeiras etapas (sub-regional e regional) das 14 Diretorias Esportivas do Estado mais o representante da Cidade sede. 

As Diretorias Esportivas de Esporte e Lazer (DREL) do Estado são as de Santos (envolve cidades da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira), Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, São Paulo/Capital, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. 

A competição reúne times escolares, de clubes e de qualquer entidade ou organização registrada no Estado. O evento objetiva promover intercâmbio social e esportivo, desenvolvendo a prática da modalidade no Estado de São Paulo. Com o lema "bom de escola, bom de bola", visa ainda estimular o aproveitamento escolar dos estudantes por meio do esporte.

Retrospecto - Em 2017, a equipe masculina sub-17 de Praia Grande parou na fase regional do evento, ao empatar com a seleção de Registro, em 1 a 1. Como no primeiro jogo, a turma de Praia Grande venceu Itanhaém por 2 a 0 e a de Registro ganhou do mesmo adversário por 3 a 1, a classificação final do triangular foi definida nos critérios de desempate. Depois de eliminados o confronto direto, número de vitórias e saldo de gols; a turma de Registro ficou com a vaga para a final estadual pelo maior número de gols marcos (Registro fez 4 contra 3 de Praia Grande). Na sub-regional, os meninos de Praia Grande ganharam de São Vicente por 3 a 0 e perderam para Guarujá por 1 a 0. No outro duelo, São Vicente ganhou de Guarujá por 2 a 0. Assim, conseguiram a vaga no saldo de gols (Praia Grande ficou com saldo de dois gols positivos, São Vicente e Guarujá de um negativo). 

A seleção praia-grandense masculina sub-15 foi eliminada da competição na etapa sub-regional ao perder nos pênaltis, por 3 a 2 (após vencer por 2 a 1 no tempo regulamentar), para São Vicente. Apenas os dois times inscreveram-se para esta fase da disputa e no primeiro jogo, em casa, Praia Grande perdeu por 2 a 1. A turma feminina sub-17 de Praia Grande, que pela primeira vez na história participou, também caiu na fase sub-regional. As meninas da Cidade empataram, em 0 a 0, com a turma de Guarujá. Em casa, o grupo municipal foi derrotado por São Vicente, por 4 a 1.

Em 2016, na fase sub-regional, na sub-13, Praia Grande caiu nos pênaltis, após empate de 1 a 1, para Cubatão. Na sub-17, os meninos da Cidade ficaram no 2 a 2 com Cubatão, porém foram derrotados, por 3 a 2, por Guarujá. Em 2015, o time sub-13 de Praia Grande avançou à final estadual e terminou entre os oito melhores. A equipe sub-17 não passou da fase regional e a sub-15 da sub-regional.

Em 2014, as turmas sub-13, sub-15 e sub-17 pararam na sub-regional. Em 2013, o selecionado sub-17 chegou a fase regional. Os sub-15 e sub-13 encerram a participação na sub-regional. Em 2012, o time local sub-15 avançou até a segunda fase (12 melhores) da final estadual. Em 2011, Praia Grande não jogou no evento estadual. Em 2010, a equipe masculina sub-16 de Praia Grande parou na etapa regional. Em 2009, o time sub-16 de Praia Grande caiu na primeira fase (15 melhores) da final estadual. 

Nenhum comentário: