Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Centro de Iniciação ao Esporte será construído em Praia Grande

Equipamento ficará sediado no Bairro Ribeirópolis
 
 
Projeto do CEI: traços modernos
Ao longo dos últimos anos Praia Grande se transformou em referência na área esportiva. A Cidade conta com invejável estrutura e passou a sediar competições de alto nível como os Jogos Regionais, Abertos Brasileiros, Abertos do Interior além de eventos nacionais e até internacionais. Projetos importantes foram colocados em prática. Destaque para o programa SuperEscola e a Fábrica do Esporte. Dando sequência a este trabalho, o Município ganhará um moderno Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), local multiuso para identificação de talentos e formação de atletas. A construção deve ter início no segundo semestre de 2015.

A instalação do CIE faz parte das metas estipuladas no Programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

A Administração Municipal já até definiu onde ficará sediada a unidade. A área, de aproximadamente 4 mil metros quadrados, está localizada no Bairro Ribeirópolis. Jovens residentes na Região do Trevo, composta também pelos bairros Samambaia, Esmaralda e Melvi, serão beneficiados com a novidade. O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, já assinou a ordem de serviço que direciona os esforços municipais para a instalação do equipamento.

“Esta região da Cidade tem atravessado uma explosão demográfica nos últimos anos. A Prefeitura está investindo nesta área com obras que buscam oferecer ainda mais estrutura para os munícipes e desta forma uma melhor qualidade de vida. O Centro de Iniciação ao Esporte vem complementar todas as ações e contará com atividades para os jovens destes bairros”, disse Mourão.

Projeto - A concepção do CIE foi desenvolvida pelo Ministério do Esporte e faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. A iniciativa está ligada também ao programa Segundo Tempo, que busca democratizar o acesso à prática esportiva entre os jovens. Existe a previsão de construção de 285 unidades em todo o País.

O projeto de Praia Grande já está finalizado. A formatação foi baseada no modelo proposto pelo Ministério dos Esportes, adequando as reais necessidades da Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL) praia-grandense para as atividades ofertadas no Município. Recentemente profissionais da Prefeitura participaram de workshop, em Brasília, sobre o assunto. Todos os trabalhos estão sendo realizados pela Coordenadoria de Projetos Especiais e a pasta de Obras Públicas (Seop) municipais.

Foram oferecidos três modelos de ginásios. O Município escolheu o número 2, com valor estimado em R$ 3,1 milhões. Será erguido um ginásio poliesportivo, com 2.750 metros quadrados de área construída, com arquibancada para 177 lugares, área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e uma quadra descoberta.

De acordo com o projeto do Município, o CIE de Praia Grande terá foco voltado para 13 modalidades olímpicas, 6 paraolímpicas 1 que está fora da relação dos Jogos Olímpicos, o futsal.

Estrutura – Praia Grande conta com uma estrutura invejável de equipamentos esportivos. Destaques para os oito ginásios municipais, sendo que o principal, o Falcão, com capacidade para 3 mil pessoas, uma pista de atletismo credenciada pela Federação Internacional, piscina semi-olímpica coberta, kartódromo, pistas de Motocros, skate, além do núcleo do Navega SP.

Nenhum comentário: